E-book ERP para Shopping - blog grupo easePowered by Rock Convert

Todo gestor sabe que melhorar a integração entre as equipes da empresa é um aspecto importante do seu trabalho. Mas por que exatamente?

Quem se preocupa com esse tipo de questão e pensa em estratégias corporativas comuns com um objetivo diferenciado em mente consegue aproveitar mais de ferramentas que trazem como retorno mais produtividade e eficiência.

Então, vamos falar mais sobre o assunto! Veja a importância de integrar setores e como um ERP pode ser a base para uma empresa mais unida e colaborativa. Confira!

Qual a importância da integração

Idealmente, toda empresa tem um clima organizacional excelente: todas as pessoas se conhecem, elas têm facilidade e abertura para expor suas opiniões, e há uma proximidade entre processos para que seja fácil olhar para um fluxo produtivo e entender o seu papel nele e sua influência nos outros.

Mas, quando uma empresa cresce ou em setores com departamentos de natureza muito distantes, cultivar essa integração não é algo automático — exige proatividade de quem administra e, ainda mais hoje em dia, investimento em tecnologia.

Pense neste exemplo: o gestor de estoque de suprimentos em uma empresa tem um controle sobre o quanto está sendo gasto no escritório de atendimento ao cliente. Mas, quando ele percebe que há um desperdício nesse departamento, como fazer essa conexão de forma rápida e eficiente entre as duas pontas?

Sem integração entre essas equipes, é muito difícil que dois setores com focos tão diferentes comuniquem-se e percebam a relação entre eles em sua rotina.

Quando pensamos em todas as pequenas interações do tipo, vemos como uma empresa mais integrada pode contribuir para economia, otimização, produtividade e mais inteligência em processos operacionais e administrativos.

Sem contar que essa preocupação une as pessoas mesmo em empreendimentos plurais, em áreas tão diferentes. É uma forma de criar uma identidade para a empresa e usar essa plataforma para crescer.

Como um ERP pode melhorar a integração entre as equipes

Não há dúvidas que o investimento em um sistema integrado de gestão, ou ERP, é o melhor caminho hoje para integrar equipes e processos. Mas como isso se dá exatamente?

Para responder essa questão, preparamos uma lista com questões práticas que são abordadas e resolvidas quando o gestor aposta e implementa um sistema do tipo. Veja!

Comunicação facilitada

Um dos maiores desafios da integração entre equipes é oferecer uma plataforma de comunicação entre elas. Conversar, alinhar, discutir: quanto mais frequentes são essas interações, mais pontos de vista você tem para estratégias de negócio e mais rapidamente elas são colocadas em prática.

A ideia de um ERP é exatamente colocar todos os colaboradores no mesmo sistema. Isso facilita o controle de colaboração e a comunicação entre eles, padronizando canais e simplificando essa ponte.

Integração de dados

Outro aspecto que contribui muito para a integração é ter todo mundo trabalhando com os mesmos recursos: dados, valores, arquivos, softwares.

Essa é a ideia do sistema de gestão integrado: oferecer o mesmo ambiente para todos, ao contrário de empresas menos organizadas que têm um software diferente para cada equipe.

Diminuição da burocracia interna

A consequência de comunicação direta e dados integrados é a diminuição considerável da burocracia para o compartilhamento e a edição coletiva de documentos e registros.

Com um ERP, você pode ter diversas pessoas trabalhando no mesmo arquivo, por exemplo, ou alimentando o mesmo sistema com dados novos sobre gestão e operação.

O resultado? A produtividade aumenta porque tarefas são feitas com muito mais velocidade. Uma equipe não precisa esperar horas, às vezes dias, para receber um relatório que precisa de outro departamento. É tudo feito em tempo real e de forma unificada.

Redução do retrabalho

Um dos maiores problemas de uma empresa pouco integrada é o retrabalho. Uma equipe não sabe o que a outra está fazendo e acabam as duas realizando tarefas redundantes.

Ou uma delas analisa dados incompletos e toma decisões equivocadas que precisam ser desfeitas em breve. São exemplos de como a aposta no ERP pode dar visão e inteligência para esse tipo de processo.

Fácil visualização de responsabilidades

Esse, inclusive, é um ponto muito interessante que um ERP permite em uma empresa. Como as equipes se integram em um ambiente virtual único, elas têm facilidade de perceber sua posição nesse organismo que é a empresa e o que elas devem/podem fazer para influenciar positivamente toda a cadeia.

Além de ser um ganho em produtividade e uma plataforma para novos insights, esse tipo de visão geral cria uma cultura de identidade para a empresa, a ideia de que cada colaborador faz parte de um todo. Isso é ótimo para motivar e cativar todas as equipes.

Mais embasamento na tomada de decisões

Duas cabeças pensam melhor do que uma? Imagine dezenas, centenas de cabeças pensando sobre os mesmos desafios.

Quando um ERP fornece, de forma padronizada, dados de negócio para todos os departamentos, cada um pode analisá-los de acordo com sua realidade e dar ideias baseadas nessa relação entre o setor e um todo.

Essa pluralidade de abordagens gera novas oportunidades para economizar, redesenhar processos mais efetivos e até criar novas estratégias baseadas em departamentos que, a princípio, seriam apenas um apoio.

Por que a solução do Grupo Ease é a melhor opção nesse sentido

Falamos bastante sobre a aplicação de ERP porque esse é o tipo de solução que beneficia negócios carentes de integração por canais tecnológicos.

O ERP Ease Controller.net, do Grupo Ease, é uma solução desenvolvida de modo especializado para atender a gestão empresarial, principalmente no segmento de Business Mall, como Shoppings, Condomínios, Administradoras de Bens Patrimoniais, Centros Comerciais e Galerias. Em alguns desses casos, os departamentos são bem-distintos entre gestão e operação, mas, ao se unirem de verdade, criam um empreendimento simples de lidar e com um poder incrível para fazer a diferença no mercado.

O Ease Controller.net tem processos bem-definidos, funcionalidades modulares integradas e foco no desempenho do seu negócio. Ele é adequado para aliar metodologia, recursos tecnológicos e conhecimento, contribuindo de modo efetivo para o crescimento da empresa.

Quando você tem tudo isso em uma solução tecnológica e está focado em transformá-la em uma ferramenta para melhorar a integração entre as equipes, a transformação é rápida e certeira. Com toda a sua equipe do seu lado e caminhando para o mesmo objetivo, vocês têm tudo para conquistar o público.

Que tal, então, conhecer o incrível ERP Ease Controller.net para melhorar sua empresa? Entre em contato conosco e conheça nossas soluções!

Solicite Demonstração - blog grupo easePowered by Rock Convert

Post relacionado

Escreva um comentário