Ter o controle das contas a pagar é fundamental para o sucesso de uma empresa. Todo negócio lida diariamente com esse tipo de controle, validando o que se está pagando, planejando os próximos vencimentos, pensando nos investimentos que pode fazer e buscando formas de diminuir as despesas. Em um Shopping não é diferente.

Por isso, vamos conversar um pouco sobre a importância de ter uma ferramenta especializada nesse processo e 5 razões de como ela pode te ajudar. Confira!

O que é um sistema de controle de contas a pagar

Um módulo CP (contas a pagar) é uma ferramenta inclusa dentro de um sistema de gestão empresarial que ajuda a gerenciar todas as obrigações financeiras de um negócio:

  • despesas operacionais;
  • salários e encargos trabalhistas;
  • pagamento a fornecedores;
  • pagamento de impostos;
  • contas relacionadas a recursos (luz, água etc) e manutenção.

O seu objetivo é automatizar a coleta desses dados e integrá-los de forma simples e prática para um controle financeiro mais preciso e menos trabalhoso — principalmente quando relacionado a outros setores do negócio, como logística, operação e recursos humanos.

As 5 razões para você adotar um

Mas por que você deve investir nesse tipo de solução? Nós listamos 5 motivos fundamentais para a boa gestão de um negócio!

1. Facilita o gerenciamento financeiro

Em termos gerais, ter um controle maior sobre as contas impacta em toda a gestão financeira de um negócio. Com o módulo CP, você ganha visão sobre os gastos prioritários, quais vencimentos precisam de mais atenção, quais compras estão dando um retorno não esperado dentro da operação etc.

Gerenciar as contas a pagar é o primeiro passo para uma empresa financeiramente saudável. Mas isso não deve tomar mais do que precisa de seu foco e do seu esforço. O sistema automatizado é uma forma de equilibrar as duas coisas.

2. Facilita a relação com fornecedores

Um exemplo disso é que ter organização para pagar sempre em dia e conhecer os fornecedores que dão mais retorno são características muito benéficas para o negócio. Você consegue se aproximar mais dos melhores parceiros e conseguir descontos e condições melhores de pagamento.

3. Atende às necessidades da rotina do setor financeiro

Como falamos, as contas a pagar são parte fundamental do controle no setor financeiro. Que tal tirar esse peso da rotina dos colaboradores responsáveis? A automação é um investimento importante em busca de mais eficiência.

4. Agiliza movimentações financeiras

E se o assunto é esse, pagar com eficiência também traz vantagens para o Shopping. O pagamento de contas em um sistema bem estruturado evita o vencimento e multas simplesmente porque o próprio sistema lembra o setor financeiro de quando e como é melhor fazer cada transação.

5. Dá mais transparência e previsibilidade ao setor

Com um setor financeiro automatizado, bem gerenciado e com informações confiáveis, a transparência dos dados coletados ajudam muito na sua visão de negócio. Ou seja, você ganha em previsibilidade.

O módulo CP vai mostrar os próximos vencimentos, o impacto deles no orçamento e como se preparar para lidar com essas obrigações da melhor forma possível.

A importância da integração entre módulos de um ERP

Fica fácil entender a importância desse investimento quando listamos seus benefícios, mas falta reforçar um ponto: todos eles só são aproveitados de verdade quando o módulo CP está integrado a outras ferramentas igualmente capazes.

Por isso, a aposta em uma funcionalidade de contas a pagar precisa ser acompanhada por outros módulos importantes no setor financeiro, como contabilidade, gerenciamento de numerários e setor de suprimentos.

Que tal então contar com uma solução de ERP que engloba todos esses aspectos e potencializa a sua gestão financeira? Entre em contato conosco e conheça o Ease Controller.net!

Post relacionado

Escreva um comentário