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Você já ouviu falar em Omnichannel? Está preparando seu Shopping Center para adotar essa nova estratégia de relacionamento com os clientes?

Seja qual for a maturidade atual da sua prática de divulgação e comunicação, a Transformação Digital vem exigindo de empresas em todos os setores uma busca por integração e inteligência em seu contato com o público.

Isso é ainda mais importante quando falamos da sua área! Veja o que esse conceito engloba e como aplicá-lo em um negócio tão plural e que exige tanta integração entre online e offline como um Shopping Center. Boa leitura!

O que é Omnichannel?

Se pararmos para pensar em como marca e público se comunicavam até 30 anos atrás, existiam poucos canais disponíveis para formar uma conexão e um relacionamento. Você podia ter mídia de rádio e TV, linhas de telefone, correios (mala direta e atendimento por carta) e… bem, era só isso mesmo.

Essa realidade mudou muito rápido. Hoje, dependendo do perfil do consumidor, além dos meios já citados, a empresa precisa estar disponível em seu próprio site, redes sociais, aplicativos de mensagem, e-mail, isso tudo com programas para priorização, fidelização, atendimento diferenciado etc.

Mas pelo menos, em paralelo com a diversificação imensa de meios de contato, a tecnologia também evolui para permitir gerenciar e integrar todos esses canais em sistemas centralizados. Essas ferramentas, técnicas e metodologias são reunidas hoje em uma gestão universal de relacionamento chamada Omnichannel.

Diferenças entre Multichannel, Crosschannel e Omnichannel

Hoje, a grande busca das empresas é se tornar Omnichannel, ou seja, estar disponível para seu cliente da forma como ele preferir — aumentando assim a satisfação e o engajamento de cada lead.

Essa busca já existia em outros conceitos anteriores, como:

  • Multichannel — a integração de múltiplos canais de relacionamento paralelamente;
  • Crosschannel — a integração de múltiplos canais de relacionamento perpendicularmente, tornando a jornada de compra cruzada em uma teia de relações entre os canais.

Para entender a diferença dos termos, fica fácil entender o Omnichannel como um guarda-chuva para os outros. A ideia é que em um único sistema seja possível cruzar e relacionar canais para extrair mais dados, tornar-se mais disponível e conhecer melhor seu público.

Qual é a relevância do Omnichannel na prática em Shoppings?

Um dos grandes motivadores da popularização do Omnichannel é a possibilidade de unir o mundo online com o offline. Existe uma busca mais importante hoje para Shopping Centers?

É difícil pensar em algo mais relevante para estratégias do futuro. Com o avanço do e-commerce e as experiências digitais cada vez mais sofisticadas, o setor precisa abraçar o virtual para atrair público pessoalmente a seus corredores.

Adotar Omnichannel significa entender melhor o que move seu público e ter mais oportunidades para abordá-lo. Por que tratar plataformas mobile como inimigas se elas vão com seu público, em seus bolsos, para dentro do Shopping?

Quando a comunicação dentro e fora do empreendimento é tratada como uma coisa só, o foco do marketing muda para uma experiência mais rica. Veja alguns exemplos de como isso pode ser feito na prática:

  • Integrar a comunicação entre lojas para oferecer vantagens com Crossbranding;
  • Fortalecer essas marcas junto com o seu Shopping em uma mensagem mais coesa e de mais identidade;
  • Assimilação do e-commerce com compras online retiradas no local (uma atração para dentro do empreendimento) ou vice-versa, como a possibilidade de manusear e experimentar produtos antes da compra.

O objetivo de competitividade para o futuro é que o consumidor não saia do Shopping quando passa pela cancela do estacionamento. A sua marca vai com ele para sua rotina e o empreendimento se torna um centro de experiências e engajamento que complete essa conexão entre pessoa e marca.

Como o Omnichannel beneficia Shopping Centers?

Só de ler até aqui você já deve ter percebido as vantagens do Omnichannel para um negócio na sua área. Investir nele é expandir o seu alcance e transformar engajamento online em fluxo nos corredores.

Mas existem alguns outros pontos importantes a serem citados, principalmente o que o Omnichannel traz para a empresa quando falamos especificamente da sua gestão. Veja alguns benefícios nesse sentido!

Redução de custos com marketing

A integração bem-feita de canais de divulgação, com controle centralizado de indicadores, facilita aos setores de marketing, vendas e financeiro focar nas estratégias que atraem e convertem mais.

Esse comparativo serve para reduzir seus custos potencializando os resultados de relacionamento. A empresa gasta menos para atingir um público com maior engajamento e, assim, tem resultados mais satisfatórios.

Mais conhecimento do público-alvo

Estar disponível em todos os canais significa lidar com vários hábitos e comportamentos específicos do consumidor. Essas informações extras permitem que o negócio entenda mais a fundo o que atrai, o que conquista seu público-alvo.

Facilidade para trabalhar com programas de fidelização

E se você conhece melhor seu cliente e sabe os canais em que ele é mais ativo, fica muito mais fácil desenhar programas de fidelização e relacionamento para apostar na recorrência e na frequência desse público dentro do Shopping.

Quanto mais próximo e objetivo é o contato, menos esforço a empresa precisa para conseguir uma nova visita e uma nova compra.

Aumento do faturamento

Com clientes mais fidelizados e um negócio alinhado com suas expectativas, é claro que o resultado não pode ser outro: mais movimento nas lojas e mais vendas para os lojistas.

O Omnichannel é uma forma de trazer para a gestão uma visão completa sobre como o público consumidor percebe sua marca e se relaciona com ela. É um poder imprescindível para acompanhar novas demandas e se adaptar a elas. Você estará sempre um passo à frente da concorrência.

Como o Grupo Ease pode ajudar em estratégias Omnichannel?

E como estamos falando de integração e centralização, não importa o seu objetivo: você vai precisar contar com um ERP especializado, seguro e eficiente.

É exatamente isso que oferecemos para Shoppings Centers com o Ease Controller.net. Falando especificamente de implantar estratégias de Omnichannel, podemos destacar algumas características interessantes do sistema:

  • Coleta e integração de grandes volumes de dados para possibilitar a gestão de múltiplos canais de comunicação;
  • Ferramentas de análise de negócio para traçar estratégias de relacionamento e divulgação;
  • Análise das vendas para mensurar sucesso em campanhas;
  • Alinhamento e otimização de processos internos para lidar com a amplitude desse contato online e offline, dentre muitos outros.

Ou seja, contar com um sistema de gestão como a solução do Grupo Ease é o primeiro passo para um Omnichannel de sucesso. Com integração e inteligência, você entende e alcança seu público de forma mais significativa e eficiente.

O que você está esperando então? Entre em contato agora mesmo e conheça o Ease Controller.net!

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