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Existem muitos fatores que definem o sucesso de um Shopping Center: localização, estrutura, marketing — poderíamos ficar listando em parágrafos inteiros.

Mas poucos desses fatores impactam tanto na viabilidade e expansão de um negócio no setor quanto no planejamento do mix, além de inteligência e eficiência em seu gerenciamento.

Por isso, pensamos neste artigo como um guia bem completo sobre o assunto. Vamos responder às dúvidas mais comuns sobre tenant mix em Shoppings e apresentar a ferramenta perfeita para fazer de você um gestor de sucesso.

Por que investir na gestão da comercialização de espaços?

Quando o responsável pela criação do mix planeja para atrair lojas para seu Shopping, muitas vezes vem com uma concepção pré-definida sobre o que ele precisa. Geralmente, é um misto de “fazer o que todo mundo faz” com uma visão pessoal sobre a área.

A verdade é que cada vez mais os empreendimentos no setor precisam encontrar suas próprias saídas para se destacarem no mercado. A competição entre negócios e o dinamismo do público acabam não sendo tão generosos para quem não investe no gerenciamento apropriado desse mix.

A gestão de comercialização de espaços é uma combinação de planejamento, processos e coleta de dados para entender o que dá certo para o seu Shopping e o que pode ser melhorado. É uma busca diária para encontrar formas de atrair e manter os consumidores dentro do estabelecimento.

Essa é uma mudança que atinge todos os setores da economia, desde a indústria até os serviços: a transformação digital. É uma nova forma de enxergar aspectos de um negócio e geri-los, baseando-se em coleta de informações relevantes e o uso da tecnologia para analisar e tomar decisões.

Investir nessa ideia também para a comercialização de espaços é um passo para o futuro dos Shopping Centers. Um futuro mais dinâmico, focado no conceito de compras 4.0, que acompanhe o público mais rápido do que os concorrentes e, assim, ganhe destaque no mercado.

Quais as boas estratégias no planejamento do Mix?

Uma boa gestão em qualquer aspecto sempre começa por um bom planejamento. Para definir e gerenciar seu tenant mix não é diferente.

Cada negócio vai ter suas estratégias baseadas em tamanho, objetivos, área de influência, mas existem algumas dicas que são universais para quem quer incluir inteligência nessa etapa de sua gestão. Confira quais são as principais!

Comece o planejamento sempre com seu cliente em mente

Parece uma dica óbvia, mas você se assustaria com a quantidade de empresários e gestores de Shoppings que não fazem uma boa pesquisa de sua região de influência antes de definir quais serão âncoras e satélites para seu empreendimento.

Essas pessoas acabam caindo em lugares comuns como um supermercado, algumas lojas de departamento e mais variedade nas lojas satélite.

Mas e se já existem outros Shoppings assim por perto? O que destaca o seu negócio? Muitas vezes, nichar o mix é uma boa ideia para engajar mais consumidores interessados em determinado tipo de loja.

Mesmo que o Shopping não seja de nicho, uma região pode ter demandas não atendidas em outros empreendimentos ou procuram mais um determinado tipo de produto. Ter essas informações em uma pesquisa bem-feita vai guiar a comercialização de espaços e garantir o seu sucesso.

Defina primeiro suas lojas âncora

As lojas âncora geralmente representam os contratos de locação mais importantes. São os chamarizes do Shopping, que atrairão consumidores para passear pelos corredores e conhecer as outras vitrines.

É interessante lembrar que esse conceito não é mais exclusivo a lojas de departamento e supermercados. Espaços para eventos, marcas muito conhecidas e ambientes interativos conversam muito mais com o público mais jovem e podem ser um diferencial para o negócio.

Pense em como o mix afeta a operação do Shopping

Aqui temos outro aspecto importante do tenant mix que fica de lado em muitos planejamentos. É importante tratar o Shopping como um organismo só, em que todas as peças precisam trabalhar em harmonia para uma operação eficiente.

Por isso, distribua os espaços e busque contratos com lojistas de forma a otimizar gestão de estoques, infraestrutura interna, movimentação de funcionários e manutenção. Um planejamento bem-feito hoje pode economizar muito no futuro.

Evite a competição autofágica

Mesmo em Shoppings de nicho, a variedade do mix é fundamental para que todas as marcas expostas cresçam juntas. Evite que negócios muito parecidos tenham vitrines próximas. Faça questão de trazer um diferencial em cada novo locatário.

Além de diminuir a competição interna nociva, essa sinergia facilita na hora de criar promoções coletivas e programas para atrair e fidelizar novos consumidores.

Gerencie contratos de olho em uma renovação constante

A gestão de contratos no Shopping é uma das tarefas mais importantes de um diretor ou superintendente. O equilíbrio perfeito é contar com condições que favoreçam a captação de grandes marcas, mas que tenham espaço para renovar seu mix sempre que for preciso.

Claro que não estamos falando de mudar o tempo todo, isso apenas causaria confusão e frustração no público. Mas a verdade é que esses mesmos consumidores estão cada vez mais exigentes e prontos para mudar seus hábitos por novas experiências.

Ou seja, quanto mais rápido o negócio se adapta para satisfazer seus clientes, mais próximo deles está. Para o futuro, com relações emocionais e significativas de consumo, essa é a característica mais favorável para o sucesso.

Quando o planejamento do mix deve ser realizado?

Não existe uma fórmula que consiga definir com precisão em todos os casos quando é hora de planejar uma renovação no seu mix. O que podemos citar são alguns sinais de que essa pode ser a resposta para melhorar resultados:

  • quando o Shopping não consegue uma ocupação suficiente de seu espaço;
  • quando o faturamento entra em declínio ou fica estagnado;
  • quando o público perde interesse e o movimento cai;
  • quando a retenção de público cai (tempo de permanência);
  • quando os contratos já estão defasados em relação ao mercado;
  • quando o responsável sente a necessidade de nichar ou reformular a oferta de seu mix para o público.

Seja qual for o motivo, o planejamento de um mix deve ser incluído na rotina da empresa, como um guia de objetivos em curto, médio e longo prazo. É um processo chamado de gerenciamento de mudanças, que torna a sua gestão mais inteligente, bem informada e, por si só, capaz de destacar o negócio dos concorrentes.

Você conhece o Ease Controller.net?

Depois de passar por toda essa discussão sobre o planejamento de mix em Shoppings, chegamos à mesma conclusão que gestores no mundo todo estão percebendo: de que investir em tecnologia voltada para o uso de informações como estratégia de negócio é uma questão de sobrevivência.

Hoje, existem ferramentas e sistemas que permitem coletar, segmentar, analisar e comparar dados de diversas fontes, em volumes que antes eram impraticáveis.

A vantagem disso? Ter visão completa sobre aspectos importantes de um negócio: operação, financeiro, público, benchmarks, previsão de demandas etc. Quem possibilita esse tipo de inteligência em um Shopping tem muito mais dados para definir e planejar o tenant mix perfeito para seus objetivos.

E é aqui que entra o sistema de gestão do seu Shopping. Esse software precisa ter as funcionalidades e ferramentas necessárias para lidar com tanta informação de maneira eficiente e objetiva.

Precisa também oferecer ao gestor uma forma de visualizar esses dados com integração e simplicidade — para que, a partir daí, surjam os insights que levarão ao planejamento e gerenciamento do tenant mix.

Nesse sentido, não existe referência maior no mercado do que o Ease Controller.net. O ERP do Grupo Ease é uma solução completa, flexível e automatizada para gerir e controlar a operação de Shopping Centers, com soluções especializadas para o setor.

Mas qual é a diferença entre um ERP comum e um voltado para Shoppings? A ideia é cobrir processos e tarefas específicas dessa rotina para que você tenha um trabalho mais fácil, inteligente e focado no crescimento.

O planejamento do mix é um exemplo disso. Para encontrar as respostas que levem a uma estratégia de locação efetiva, você teria que adaptar muitas das informações em um sistema generalista para dar a visão necessária nesse caso.

Já o Ease Controller.net torna o mesmo planejamento natural, uma consequência de uma boa administração de dados e sua integração. Você corta etapas, simplifica análises de dados e, assim, consegue ser um gestor muito mais eficiente para o negócio como um todo.

Quais os benefícios do Ease Controller.net?

Você agora deve estar se perguntando como esse foco do ERP do Grupo Ease funciona exatamente dentro do contexto de uma gestão de Shopping. A melhor forma de entender é conhecer os benefícios e vantagens que o Ease Controller traz para empresas no setor.

Confira!

Gestão integrada e modular

Um dos grandes diferenciais do nosso ERP é sua característica modular: o sistema conecta e integra diversas ferramentas em áreas específicas da gestão de um Shopping.

Essa estruturação de módulos permite que o gestor faça microgerenciamento de cada aspecto de seu trabalho (finanças, administração, operação, questões legais), além do macrogerenciamento de como todas essas peças interagem no organismo único que é um Shopping Center.

Veja alguns dos módulos presentes no Ease Controller.net:

  • Administração de Contratos (AC);
  • Gerenciamento de Numerários (GN);
  • Controle de Documentos Fiscais (CF);
  • Contabilidade (CT);
  • Planejamento Orçamentário (PO);
  • Business Intelligence (BI);
  • Patrimônio (PA), dentre muitos outros.

Gestão de contratos

Um desses módulos que citamos tem tudo a ver com o planejamento e gerenciamento do mix do seu Shopping. Estamos falando, claro, do AC, módulo de gerenciamento de contratos.

Ele é capaz de gerir todas as etapas dessa administração, como a locação dos espaços, emissão de boletos e integração bancária por meio de arquivos CNAB.

Mas, além da operação desse processo, o AC também gera dados importantes sobre o retorno de contratos e seus vencimentos. É uma oportunidade para aumentar a eficiência dessa gestão e aproveitar o ciclo de locações para renovar e reformular o mix quando necessário.

Apoio da nuvem

Outra grande vantagem do Ease Controller é que o sistema vem acoplado a uma infraestrutura de cloud computing de qualidade, gerenciada pelo Grupo Ease.

Isso dá mais segurança e performance para o ERP, tornando a gestão do Shopping mais confiável e ágil. Sem contar no Ease Web Services, uma solução de ERP web para que administradores e colaboradores possam acessar o sistema com muito mais facilidade.

Implantação rápida e suporte

Uma das maiores reclamações de gestores que adotam ERPs é a dificuldade de incluir o sistema na rotina de todos os colaboradores com eficiência e simplicidade.

O Ease Controller.net se destaca nesse quesito e não é só por ser fácil de usar e caráter integrador. É porque acreditamos no nosso serviço como uma parceria, por isso oferecemos ajuda na implantação do sistema (em até 60 dias) e suporte próximo ao seu negócio, para capacitar profissionais, atualizar o sistema gratuitamente e resolver qualquer questão que cause dificuldade no seu gerenciamento.

Foco no negócio

O que queremos deixar bem claro com este artigo é que o principal fator para o sucesso de um Shopping Center hoje está na conexão entre dados de mercado e estratégias de negócio. A informação, quando usada da forma correta, aponta todos os caminhos para se antecipar à concorrência.

E esse é o núcleo do que faz o Ease Controller.net. Nosso sistema automatiza, otimiza, integra, para que você não perca tempo nesses processos e foque no que interessa: transformar caminhos em objetivos.

O próprio assunto deste texto é um exemplo disso. Para atrair e manter o público no seu empreendimento, para lucrar mais, você precisa entender o que ele pede e conectar essa demanda às oportunidades de marcas com potencial para locação.

Esse é o planejamento do mix estratégico e ele depende de muita informação. Não só do volume, mas também da sua qualidade e estruturação.

O Ease Controller.net é um sistema capaz de trazer exatamente isso ao seu negócio. É hora de ter um mix de lojas incrível para sua região de influência, uma operação otimizada e uso enxuto de recursos. Tudo isso é possível com o ERP do Grupo Ease. Por que, então, você não entra em contato conosco?

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