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A disrupção digital encorajou uma mudança nos hábitos de consumo nos últimos anos. O próprio perfil do consumidor tem se reinventado, segundo a 2018 Global Consumer Insights Survey, pesquisa promovida pela PwC, que mostrou que os consumidores têm buscado nas lojas físicas uma experiência sensorial.

No entanto, o processo precisa começar no mundo online, o que eleva a importância da gestão de marketing digital.

A ideia deste artigo é explicar justamente o impacto do marketing digital para Shoppings e também a importância de fazer uma boa gestão desse processo a fim de obter melhores resultados em seu PDV (Ponto de Venda). Continue a leitura para entender melhor sobre o assunto!

Como podemos entender o comportamento do consumidor na era atual?

Como mostrado no início do texto, a transformação digital foi uma das principais responsáveis por mudar a maneira como consumimos. Atualmente, o consumidor toma uma decisão de compra mais consciente, embasado em informações.

Ainda com base no relatório da PwC, foi identificado que cerca de 46% dos consumidores pesquisados inspiram as suas compras nas redes sociais. Ou seja, é preciso estar atento às atitudes desse comprador nos canais digitais, mesmo que estejamos falando de um Shopping físico. Eles se interessam em saber a opinião de outras pessoas — por isso, o cuidado com a imagem em diferentes canais é indispensável.

Outro aspecto que ajuda a entender tal comportamento é o interesse por novidades. O consumidor moderno quer ser o primeiro a experimentar o que o mercado tem de novo a oferecer. Logo, quanto mais alinhada estiver a sua estratégia, melhor será para o público.

Por que é importante fazer uma gestão de marketing digital?

O marketing digital é uma estratégia imprescindível mesmo para aquelas organizações que não concentram seus negócios no ambiente digital. Ele é a principal ferramenta de busca e pesquisa sobre o comportamento do consumidor, além de ser um forte aliado no processo de conscientização sobre uma marca, sendo responsável por veicular e divulgar ações de atração para o público.

Atualmente, o consumidor realiza grande parte de suas compras online. A estimativa é que o faturamento das vendas no e-commerce supere os 79 bilhões de reais — um crescimento de 16% em relação a 2018, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Isso fez com que uma parte considerável dos consumidores passassem a utilizar os Shoppings Centers para realizar ações específicas, como comprar um presente, ir ao cinema, aproveitar a praça de alimentação. Logo, é preciso criar ações eficientes e que conversem com esse público que está predominantemente online, fidelizando-o da maneira correta e atendendo à nova demanda por serviços.

Por que investir no marketing digital?

A resposta para a pergunta é simples: estar no meio digital é o mesmo que estar onde seu público se faz presente. Sim, as pessoas estão mais ligadas do que nunca aos seus celulares. Logo, se as ações do seu Shopping Center se concentram nesses canais, fica mais fácil conversar com tais consumidores.

As mídias sociais como Facebook, Instagram, LinkedIn formam verdadeiras comunidades de engajamento de usuários. Além disso, o investimento das empresas nesses canais têm crescido em ritmo acelerado, tornando-se uma necessidade para aqueles negócios que querem se posicionar melhor no mercado.

Sem contar que os custos com ações digitais costumam ser mais baratos e eficazes se comparados com o meio tradicional. É mais fácil segmentar as estratégias e atingir as pessoas certas direcionando os investimentos.

Como o departamento deve ser estruturado?

Como gestor você deve estar preparado para fazer uma análise completa antes de estruturar o departamento para que ele volte algumas ações para o marketing digital. A primeira tarefa é fazer uma análise SWOT.

Conhecer as fortalezas e fraquezas do negócio é um exercício que o ajudará a estruturar o setor da maneira correta. A partir disso, será mais fácil definir o que cada colaborador deve fazer, em quais pontos o Shopping ainda precisa melhorar nas suas estratégias, qual o canal merece atenção especial, dentre outras questões.

Nesse processo de estruturação é importante que o Shopping defina quais os seus objetivos em curto, médio e longo prazos. Outro ponto importante é definir métricas, a fim de mensurar corretamente a efetividade das estratégias.

Quais são as ações indispensáveis?

Quando se trata da gestão de marketing digital para Shoppings algumas ações são indispensáveis. Pensando na mudança do comportamento do consumidor, os Shoppings precisam pensar em operações distintas para atrair o público, inclusive, levando em consideração os tipos de serviços que eles passam a oferecer devido à demanda por ações mais personalizadas por parte do público.

Investir em marketing de conteúdo

O conteúdo tem impacto gigantesco para o marketing digital. Ele consiste em educar o público sobre um produto ou serviço, focando nas suas aplicações no cotidiano. O material consegue estabelecer uma conexão mais profunda com a audiência. Ou seja, não só o negócio consegue emitir opiniões, mas o público também tem a oportunidade de participar por meio de feedbacks.

Vale lembrar que é fundamental que o conteúdo, independentemente do seu formato (texto, vídeo ou áudio) promova o engajamento, esteja focado em estabelecer uma conexão mais próxima desse público. Além disso, os dados que ele oferece também devem ter alta relevância para promover a tomada de ação por parte do grupo.

Apostar nas redes sociais

O investimento em redes sociais também é uma ação a ser levada em consideração quando se trata de marketing digital. Um Shopping Center precisa manter canais próprios nessas mídias.

A partir disso, ele poderá promover ações especiais que atinjam todo o público. É interessante se comunicar por meio desses canais com o consumidor, promovendo sorteios e ações promocionais que o incentivem a interagir com o perfil.

Usar a mídia paga

Sabe quando fazemos pesquisas no Google sobre determinados termos e aparecem resultados específicos no topo da busca? Isso é o que chamamos de mídia paga, que é uma excelente maneira de divulgação online.

Aliás, ela também pode ser aplicada às redes sociais. Os resultados obtidos são proporcionais ao valor investido, além de permitir mensurar a eficácia da estratégia, seu alcance. Uma maneira de potencializar tais resultados é associá-la ao marketing de conteúdo, tornando assim a sua estratégia de marketing digital mais completa.

Como garantir uma aplicação efetiva do marketing digital?

Para garantir a aplicação efetiva do marketing digital é preciso seguir alguns passos importantes durante a implementação:

  • O primeiro deles é definir bem os seus objetivos, por exemplo, aumentar a presença da marca no mundo digital.
  • Em seguida, é preciso pesquisar bastante sobre o seu público-alvo, desde classe social até hábitos, hobbies, pois isso definirá o rumo das estratégias, evitando assim os gastos com ações que não dão resultados.
  • Não podemos nos esquecer da escolha correta dos canais onde serão veiculadas as estratégias. É preciso que o seu público de fato esteja presente ali, senão de nada adiantará o investimento.
  • Claro, é preciso também focar em processos produtivos, ou seja, desde o planejamento até a execução, tudo deve ser definido por uma metodologia que se encaixe nas demandas do negócio.

Fazer a gestão de marketing digital para Shoppings é possível desde que haja um planejamento eficiente e focado no público. Como vimos, as novas necessidades do consumidor moderno exigem uma adaptação no processo de abordagem e também divulgação dos serviços.

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