A transformação digital e a necessidade de adotar um sistema único de gestão está se tornando uma obrigação para qualquer empresa que deseja se manter competitiva no mercado. No caso de Shopping Centers, que em sua maioria possuem diversas áreas de operação, essa demanda é ainda mais urgente.

Então, como você pode garantir essa vantagem para o seu negócio? Neste artigo, vamos falar sobre o sistema ERP, solução eficaz para otimizar, economizar e facilitar a sua rotina à frente de um Shopping Center. Vamos começar?

O que é um sistema único de gestão?

Você já pode ter ouvido falar desse tipo de sistema por vários nomes: sistema de gestão empresarial, software de gestão integrada, sistema único de gestão, etc. Todos esses nomes derivam da sigla em inglês ERP, que significa Enterprise Resource Planning.

O ERP é um sistema de gestão modular, um software central que abraça variadas ferramentas, em um único ambiente, para o controle empresarial de diversas áreas de um negócio. Dessa forma, você tem a administração financeira, operacional e administrativa, em todas as suas particularidades, interagindo em processos padronizados e estruturados.

Ou seja, com esse tipo de solução tecnológica, toda a empresa ganha um ambiente comum para a produtividade. Cada departamento consegue medir o seu desempenho e enxergar o seu papel dentro da operação como um todo, o que torna a gestão mais otimizada e o controle de gastos e processos bastante simplificado.

Como um sistema único de gestão para Shoppings opera?

Um ERP comum engloba as áreas principais em qualquer empresa:

  • gestão administrativa, como gerenciamento de contratos, atendimento ao público, recursos humanos;
  • gestão financeira, como contabilidade, controle fiscal, fornecedores;
  • gestão operacional, como produtividade, otimização de processos, automatização na coleta de dados.

Mas cada tipo de empreendimento tem suas próprias peculiaridades, demandas específicas para aprimorar a gestão em determinada área. Por isso, no caso de Shopping Centers, buscar um ERP especializado no seu segmento — como é o caso do sistema para Shoppings do Grupo Ease — é uma boa saída para potencializar o ganho que esse tipo de sistema traz para o negócio.

Como dissemos, os sistemas de gestão são modulares, você adiciona e subtrai ferramentas de acordo com a sua necessidade. A grande diferença, então, está nos módulos que a solução oferece para facilitar o trabalho.

No caso de um ERP focado em Shopping Center, por exemplo, é possível adquirir módulos que integram também as fases pré-operacional (planejamento), inaugural (projeto e lançamento), além da operacional, com características muito específicas de um tipo de empreendimento com gestão tão complexa.

O sistema para Shoppings do Grupo Ease

Mais que a coleta e o gerenciamento de dados, um sistema único de gestão para Shopping precisa conter características importantes para ser realmente efetivo. Quando você for começar a sua pesquisa, busque essas vantagens:

  • controle da ABL Total do Shopping;
  • simuladores de Renegociação;
  • definição do Tenant Mix (Lista de Ramo de Atividades completo e tipos das lojas);
  • fluxo de Faturamento automático, com etapas de homologação (geração de Boleto, arquivo Remessa e arquivo Retorno);
  • gestão de Pagamentos com base no Planejamento Orçamentário;
  • controle completo dos Contratos de Locação de Espaços e Vendas de Imóveis;
  • gerenciamento de diversas Fichas Financeiras, como: Aluguéis, Encargos, Fundo de Promoção, Merchandising, CDU, IPTU, entre outras;
  • diversas fórmulas para cálculo automático das Parcelas;
  • controle completo de Fluxo Diário, Vendas e Veículos;
  • cadastro amplo dos dados técnicos estruturais e mapeamento do empreendimento;
  • análise do desempenho dos locatários;
  • controle da Inadimplência Atual, Inadimplência Acumulada e Recuperada;
  • demonstrativos de Posição Financeira;
  • lançamentos automáticos para contabilidade;
  • suporte especializado para o uso do ERP.

Este último item, inclusive, é muito importante para a implementação e o melhor uso do sistema. Contar com uma empresa que tenha profissionais com amplo conhecimento em Business Mall, como é o caso do Grupo Ease, ajuda o gestor a não só otimizar seu ERP, mas a saber como esse investimento pode ser traduzido no dia a dia como mais sucesso para o negócio.

Quais são os benefícios do ERP para Shoppings?

Mas como exatamente um sistema único e integrado auxilia nos processos? Para terminar, vamos listar 5 vantagens que você e todos os colaboradores ganham quando um sistema é escolhido adequadamente e bem implementado.

1. Custo-benefício

Na maioria dos casos, em qualquer tamanho e natureza de negócio, o uso de sistemas integrados de gestão já é recomendado como a melhor solução em relação a custo-benefício. Quando falamos da administração em um Shopping Center, a saída ganha ainda mais valor.

Manter uma estrutura própria para tantos usuários, com especificidades operacionais e interação entre departamentos, pode custar muito caro. A saída para esses processos é contar com um serviço terceirizado, que ofereça infraestrutura com servidores cloud que suportem a hospedagem e a manutenção do ERP.

Além da infraestrutura contratada, um sistema de gestão de qualidade oferece soluções tecnológicas para a segurança dos dados, como políticas de backups com processos contínuos, atualizações periódicas e suporte especializado. Somando essas funcionalidades a uma interface intuitiva e educativa, fica muito mais fácil garantir todos os benefícios de um sistema eficiente e bem gerido, sem arcar com grandes custos de estrutura.

2. Aumento da produtividade

Sistemas mais leves e integrados impactam imediatamente no crescimento da produção. Como o sistema único de gestão centraliza toda a operação do Shopping, diretores, gerentes e superintendentes têm uma visão completa do negócio, com a possibilidade de redesenhar e automatizar processos que tornem o trabalho dos colaboradores mais simples e otimizado.

3. Economia de recursos

Gestão otimizada significa menos tempo e dinheiro para fazer as mesmas tarefas. Falando em retorno sobre investimento, estratégias de redução de custos são muito mais valiosas do que tentativas de expansão de faturamento não sustentável.

É por isso que o ROI de um ERP para Shoppings é tão alto. Estudos apontam que a utilização desse tipo de software contribui significativamente para a redução de custos operacionais e o aumento da produtividade.

4. Recursos exclusivos para o gerenciamento de Shopping Center

Alguns dos maiores benefícios de um ERP na gerência de Shoppings só é possível quando a empresa investe em um serviço especializado no setor. Principalmente, quando se conta com a empresa fornecedora como uma parceira durante todo o processo de implementação e suporte — melhor ainda se acompanhado por profissionais com amplo conhecimento em Business Mall.

Entre algumas características exclusivas que podem potencializar o uso de ERPs em Shoppings, estão:

  • alertas e indicadores sobre contratos de locação;
  • configurações padronizadas para contratos;
  • relatórios focados em uma visão exata de assuntos relacionados ao Shopping;
  • simuladores de renegociação de contratos, dívidas e rescisão;
  • recursos de cobrança eletrônica;
  • validação de dados para obrigações legais.

Esse é o tipo de de funcionalidade que pode definir a sua decisão por adquirir o ERP mais adequado para o seu negócio. É a preocupação com os detalhes específicos de uma área, que, quando somados, trazem todos os benefícios da tecnologia para a sua administração.

5. Conciliação de dados facilitada: integração

A automação da coleta de dados contribui para o armazenamento padronizado de informações em todos os departamentos que envolvem a gestão de um Shopping Center. Assim, a conciliação desses dados é feita de maneira muito mais simples e confiável dentro do sistema.

O controle contábil é uma das chaves para o sucesso de um negócio nesse setor, tanto para lidar com transações rotineiras e negociação de contratos quanto para garantir conciliação fiscal e bancária. O que um sistema de gestão automatizado pode proporcionar é agilidade e assertividade nesses processos.

Ou seja, com um bom ERP para Shopping Center, você melhora a convivência entre colaboradores, economiza em processos operacionais, garante segurança financeira e jurídica, além de ter a plataforma de dados perfeita para desenhar sua próxima estratégia de crescimento.

O que você está esperando para investir em um sistema único de gestão? Se é isso que a sua empresa precisa, entre em contato conosco! O Grupo Ease oferece o Ease Controller.net, um ERP perfeito para a gestão de Shopping Center!

Post relacionado

Escreva um comentário