E-book ERP para Shopping - blog grupo ease

A informação é um dos bens mais valiosos em uma empresa, quando o assunto é a gestão desses dados, tratar da segurança da informação é essencial.

É por isso que um sistema ERP é a solução mais indicada. Com ele, é possível gerir o fluxo de dados contábeis, fiscais, financeiros e demográficos gerados por diversos sistemas. Existem ainda outros aspectos que tornam esse tipo de tecnologia essencial, os quais elencamos a seguir. Vamos em frente?

Garante o controle do acesso à informação

Um bom sistema ERP protege o acesso aos dados por meio de autenticação com senhas e, adicionalmente, termos digitais de responsabilidade.

Ele também permite que gestores sejam notificados sobre toda e qualquer movimentação que aconteça no sistema. Novas permissões, ativação de novos usuários e sistema de Log — o qual registra todo tipo de atividade realizada no software — por exemplo, são algumas das ações que não passam em branco.

Tudo isso é arquitetado conforme as políticas de segurança de instituições validadoras reconhecidas no mercado. É o caso dos certificados de segurança EV SSL e Microsoft Authenticode, utilizados para proteção e garantia de legitimidade.

Outro ponto que faz com que um sistema ERP seja fundamental para garantir o controle do acesso à informação é possuir rotinas de backups contínuos. Dessa forma, você fica tranquilo porque saberá, de antemão, que seus dados estarão gravados, não importa o que aconteça.

Protege dados por meio de firewalls

A evolução da cloud computing e a incorporação da Internet das Coisas a todos os objetos traz consigo as dores inerentes ao crescimento. Nesse caso, os ciberataques são a consequência indesejada — mas natural — da escalada da tecnologia e da internet.

Nesse quesito, há muito com o que se preocupar. O Brasil é hoje o sétimo país com mais registros de ataques virtuais.

Os cibercrimes, como também são conhecidos, não escolhem hora nem lugar para acontecer, mas escolhem suas vítimas a dedo. Foi o que aconteceu com a rede de lojas de materiais esportivos online Netshoes, que teve seus dados vazados. Por causa disso, a empresa foi condenada na esfera judicial a pagar R$ 500 mil em indenizações.

Crimes como esse poderiam ser evitados ou pelo menos seus executores retardados com um sistema ERP equipado com um firewall. Embora haja hackers capazes de furar esse tipo de bloqueio, na pior das hipóteses ele daria tempo para o suporte em TI detectar uma tentativa de invasão. Ou seja, por mais que existam invasores muito habilidosos, o fato é que, quanto mais proteção, melhor.

Realiza criptografia de ponta

Outro aspecto que torna um ERP imprescindível para a segurança da informação é que, com ele, você conta com criptografia em todo o fluxo de dados. Criptografar um dado significa transformá-lo em uma informação nova, inteligível apenas pelo sistema que o gera.

Com esse recurso incorporado ao sistema ERP, você será capaz de criar uma linguagem própria, decodificável apenas pelo seu software de gestão.

Assim, toda informação que circular pelos seus computadores só poderá ser interpretada pelas pessoas que tenham acesso às chaves exigidas para sua tradução. Portanto, com a criptografia, você dificulta ainda mais a vida de quem tentar invadir seus sistemas ou burlar suas barreiras de segurança virtual.

Ademais, ERPs configurados com protocolos dessa natureza são essenciais para proteger transações bancárias pela internet, trocas de e-mails ou mesmo mensagens pessoais. Todo e qualquer tráfego de informação pode ser codificado, evitando assim sua exposição.

Integra setores de forma confiável

Talvez a finalidade de um ERP, por excelência, seja a integração entre setores. Veja, por exemplo, o de Contas a Pagar. Trata-se de um departamento para o qual convergem dados de todos os outros departamentos, devendo por isso serem tratados e armazenados.

Em Shoppings Centers, por exemplo, lidar com o pagamento de contas é um desafio que não poderia ser encarado sem o apoio da tecnologia. Isso porque trata-se de um estabelecimento comercial que lida com múltiplos fornecedores. Isso exige cadastros de dados bancários, contratos, além de retenções de impostos e da produção de toda a escrituração contábil.

Outro aspecto que torna um ERP fundamental é que ele permite integrar setores pela distribuição de contas a pagar por centros e custos. Em outras palavras, a gestão fica mais fácil, já que cada setor poderá ter seus custos apurados de forma distinta.

Por último, mas não menos importante, com um Enterprise Resource Planning a integração se torna mais fácil graças a funções como o gerenciamento central de contabilidade. Ou seja, em uma única solução, você será capaz de criar um Plano Contábil de diversos CNPJs, tudo conforme as últimas atualizações das regras contábeis.

Centraliza o tráfego de dados em um canal

Pela perspectiva dos negócios, um ERP é muito útil porque ele ajuda a acompanhar cenários e metas empresariais em um único painel de controle. Medir avanços e recuos, validar ou corrigir inconsistências ou identificar oportunidades de melhorias são algumas das possibilidades em questão. Logo, a centralização de dados proporcionada serve como facilitador no sentido de orientar decisões cujos impactos sejam de longo prazo.

Por exemplo, é possível que você, gestor de Shopping Center, esteja avaliando a implementação de um sistema de tratamento de efluentes. Por mais que exista todo um benefício ambiental que, por si só, não tem preço, é necessário calcular o peso dessa iniciativa em termos financeiros.

Com um ERP, é possível estimar com muito mais precisão um investimento desse tipo. O sistema pode ser equipado com módulo de acompanhamento orçamentário, fornecendo assim um panorama financeiro baseado nos valores apurados.

Contar com uma ferramenta assim na gestão de um Shopping pode significar um grande salto de qualidade. Por isso, não deixe de avaliar criteriosamente sua implementação. Afinal, sem a tecnologia, não há negócio que se sustente, não é mesmo?

E se você gostou deste artigo, aproveite para saber como administrar seus contratos do jeito certo!

Solicite Demonstração - blog grupo ease

2 Comments

    • Grupo Ease Reply

      Obrigado, Danilo. Muito bom receber seu feedback e saber que nosso conteúdo ajuda nossos leitores.

Escreva um comentário