E-book ERP para Shopping - blog grupo easePowered by Rock Convert

A elaboração de um plano de negócios pode ser um grande desafio para qualquer gestor por demandar tempo, o que muitas vezes o administrador não tem. Assim, em muitas empresas ele é deixado de lado e esse é um grande erro que pode levar ao fim das operações de uma empresa, independente do tamanho e ramo de atuação. Continue conosco e aprenda como fazer um planejamento eficiente para a saúde e futuro da sua empresa!

A importância de um plano de negócios

Planejar é preparar a empresa para lidar com situações favoráveis e condições adversas ao longo de um determinado período. É por meio de um planejamento bem estruturado que o negócio pode ter seu desenvolvimento garantido.

Para isso é necessário que o gestor dê a devida atenção ao elaborar um plano de negócios para os próximos anos — criando uma série de objetivos a serem alcançados e verificando a necessidade de investimentos para atingi-los.

Com o atual cenário econômico do país, realizar investimentos programados é essencial para se pôr em prática estratégias traçadas com vista a estimular o crescimento dos negócios.

As dicas para um planejamento eficiente

Agora que já falamos sobre a importância do plano de negócios, vamos dar algumas dicas que você pode utilizar para elaborar um planejamento eficiente e que agregue valor para a gestão da sua empresa.

Estabeleça metas

Todo planejamento bem estruturado deve contar com a criação de metas a serem cumpridas com o passar do tempo, permitindo verificar a evolução do negócio. Para isso devem ser escolhidos indicadores e recursos que possibilitam analisar o andamento dos processos e o alcance dos objetivos, como controle de Fluxo de Caixa, comparativos de Real x Orçado, projeção de faturamento, entre outros.

Dessa forma, é possível mensurar metas não alcançadas, identificando com maior facilidade as dificuldades para o cumprimento de determinados objetivos. Nesse cenário, o gestor poderá fazer alterações e correções para melhorar os resultados.

Faça um mapeamento dos principais produtos e serviços

Um item que deve tomar a atenção durante a elaboração de um planejamento estratégico é o mapeamento dos principais produtos e serviços ofertados pela empresa.

Esse ponto é importante para que o negócio possa lidar com a sazonalidade das demandas. Alguns produtos e serviços têm uma maior procura em determinada época em detrimento de outras. Com isso em mente, a produção e distribuição desses itens podem se adequar à demanda e reduzir custos, aumentando a rentabilidade do negócio.

Estude o perfil do cliente

Entender o perfil de seu cliente é outro ponto fundamental na hora de montar o seu plano de negócios. A partir da análise das informações do público-alvo é que a empresa poderá montar suas estratégias de venda e distribuição de produtos e serviços.

Foque sempre em construir a figura do cliente ideal e entender quais são os seus anseios e objetivos. Com isso fica muito mais simples montar abordagens que atendam às demandas dos seus consumidores.

Existem muitas outras dicas e boas práticas para a elaboração de um plano de negócios eficiente que podem ser aplicadas por você. Siga-nos no Facebook, LinkedIn e Google+ e fique por dentro de mais artigos interessantes para a sua empresa!

Solicite Demonstração - blog grupo easePowered by Rock Convert

Escreva um comentário