O planejamento orçamentário é uma etapa fundamental da gestão de qualquer negócio. É forma que administradores têm de levantar a situação financeira real da empresa e usar esses dados como base para estratégias no futuro.

Mas como aprimorar e automatizar esse controle? Hoje, existem ferramentas especializadas para realizar o planejamento orçmentário e investir em uma delas pode ser a resposta para o sucesso. Para convencê-lo, listamos alguns dos principais benefícios desse processo, ainda mais se utilizando um módulo de PO em seu sistema de gestão. Confira!

Coleta automatizada de dados financeiros

Uma das grandes vantagens que um ERP traz para a empresa é a capacidade de automatizar a coleta e estruturação de informações para uso estratégico.

Quando esse sistema conta com uma ferramenta especializada de planejamento orçamentário, você ganha a mesma praticidade no setor financeiro.

O módulo PO pode, por exemplo, ser integrado com outras atribuições, como contas a pagar e receber, suprimentos e outros pontos de controle importantes no financeiro.

Segmentação em múltiplos planos orçamentários

Falando de Shoppings Centers, uma particularidade desse tipo de negócio é uma horizontalidade maior da gestão — são vários os setores que contribuem para o sucesso um do outro quando há sinergia entre eles.

O planejamento orçamentário contribui quando você pode fazer uma segmentação por departamento, integrado às expectativas do negócio como um todo.

Dessa forma, você cria objetivos e indicadores financeiros específicos para cada área. Fica mais fácil de identificar onde surgem os problemas, como resolvê-los e reforçar aqueles setores que mais contribuem para o seu sucesso.

Automação de dados recorrentes

O planejamento orçamentário ajuda qualquer gestor a lidar mais tranquilamente com despesas e receitas em uma rotina. O problema é que fazer isso manualmente acaba tomando muito do tempo do profissional no dia a dia.

Com a inserção de valores recorrentes em um sistema automatizado, o próprio módulo de planejamento pode contar com esses gastos e gerir o financeiro periodicamente sem o input humano todas as vezes.

Além de liberar tempo seu e da sua equipe, um sistema inteligente que sabe os gastos recorrentes pode prever melhores orçamentos, dar uma ideia mais precisa da saúde da empresa e apontar caminhos para maximizar lucros.

Comparação integrada e previsão orçamentária

Esse tipo de processo se chama previsão orçamentária, quando o gestor tem uma ideia do quanto receberá e gastará em períodos de curto, longo e médio prazo.

Se o sistema de gestão conta com um módulo PO, esse relatório pode ser integrado com outras informações de negócio, como operação e administração, dando um quadro completo sobre a situação atual.

Ainda é possível, depois de um ciclo terminado, comparar as previsões com o ganho real. Essa diferença é fundamental para entender onde a execução pecou e o que pode ser melhorado para resultados mais positivos.

Visão de futuro com planejamento orçamentário

Ou seja, o PO, em um sistema de gestão, traz uma melhor avaliação de cenário para quem administra um negócio. Você tem, em um mesmo lugar, informações sobre:

  • receitas e despesas atuais;
  • gastos recorrentes;
  • correlação entre dados financeiros e operação;
  • comparação e evolução de resultados financeiros ao longo do tempo.

Tudo isso permite uma visão de negócio muito importante no mercado: é a capacidade de entender o passado, interpretar o presente e prever o futuro, partindo de um bom planejamento orçamentário.

E que tal ter esse tipo de controle automatizado na sua gestão? Entre em contato conosco! O Ease Controller.net é um ERP especializado em gestão de Shoppings e conta com um módulo PO exclusivo.

Post relacionado

Escreva um comentário