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Realizar a gestão de indicadores pode ser uma forma de melhorar o controle e alcançar de maneira mais simples os objetivos de uma empresa. No entanto, é preciso escolher bem quais as métricas que deverão ser controladas.

O objetivo deste post é mostrar para você o que são indicadores de desempenho, sua principal função para a gestão de um negócio e quais são os mais utilizados. Continue conosco e descubra!

Gestão de indicadores

Os indicadores de desempenho são métricas de controle utilizadas para verificar o cumprimento de determinadas metas estabelecidas no planejamento estratégico de uma empresa.

Geralmente, eles são utilizados para verificar a performance empresarial diante dos objetivos organizacionais e se adaptar às novas tendências — um Shopping Center, por exemplo, pode estar em busca de aumentar o número de visitantes, enquanto um supermercado pode desejar o aumento na venda de determinada categoria de produtos.

Ao implementar diversas estratégias, a empresa pode acompanhar as alterações nesse indicador para verificar se suas ações estão gerando mudanças ou não.

Principais indicadores

Os indicadores podem ser criados, ou copiados de outras estratégias sem nenhuma dificuldade ou impedimento. O que dita o uso de uma métrica é a demanda da empresa! Pensando nisso, vamos listar alguns dos principais indicadores para o controle da performance do seu negócio, veja:

Lucratividade

É o indicador que demonstra se as atividades da empresa estão tendo um retorno financeiro positivo ou não, tais como comparativos de Real x Orçado, controle do Fluxo de Caixa, controle de Posição Financeira, entre muitos outros. Em muitos casos, o faturamento está ocorrendo normalmente, porém o dinheiro não sobra.

Para isso, é interessante realizar o acompanhamento da lucratividade para verificar o real lucro que ela está obtendo e quais ações são necessárias para aumentar esse valor.

Ticket médio

Essa métrica diz respeito as quantias gastas, em média, por todos os clientes do negócio — no exemplo do Shopping Center, eles seriam todos os seus visitantes. Pode-se chegar ao seu total somando todas as vendas realizadas e dividindo pelos visitantes.

É por meio desse indicador que o Shopping em questão pode verificar quais ações seriam mais interessantes para aumentar o valor médio gasto por cada cliente no ambiente e, assim, melhorar seus resultados.

ROI

O retorno sobre o investimento é uma métrica que pode ser utilizada para verificar quanto foi gasto em determinada ação e qual o retorno que foi obtido ao final dessa determinada ação.

Com isso, é possível acompanhar quais as estratégias que possibilitaram um melhor retorno e podem ser realizadas outras vezes e quais não são boas ações e devem ser descartadas.

Turnover

Ligada diretamente aos colaboradores e mão de obra, esse indicador controla a rotatividade de funcionários dentro da empresa e sua importância diz respeito à padronização do atendimento.

A perda de bons funcionários significa maiores gastos com contratações, treinamentos e possíveis falhas que a rotatividade da mão de obra entrega. Por esse motivo, é fundamental realizar um controle do turnover diminuindo esse índice.

Tempo médio de permanência

Quanto maior o tempo de permanência de um consumidor dentro do ambiente do negócio, maiores são as chances de que ele acabe por usufruir de produtos e serviços.

Com isso, você pode perceber a importância que o controle dessa métrica pode ter para que o estabelecimento desenvolva estratégias que aumentem o tempo de permanência dos visitantes.

Esperarmos que você tenha compreendido o real objetivo de realizar a gestão de indicadores de desempenho e possa utilizá-los para melhorar a sua administração.

Conheça nosso sistema Ease Controller.net — ele possui muitos desses indicadores sob diversos pontos de vista de análise, o que poderá ajudá-lo muito nessa missão!

Por fim, é válido mencionar que os indicadores fazem parte de uma estratégia de negócios e, para que você saiba mais sobre o assunto, descubra agora como fazer um planejamento eficiente!

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