E-book ERP para Shopping - blog grupo easePowered by Rock Convert

Vivemos em um mundo de muita competitividade, principalmente entre as empresas. Com a crise financeira atualmente em curso no nosso país, muitas pessoas estão utilizando a criatividade para empreender, desenvolvendo produtos e métodos inovadores, com o intuito de oferecerem soluções mais atrativas para conquistar o público.

Devido a isso e às transformações tecnológicas que vivemos no século XXI, é importante que a gestão empresarial de pequenas e grandes empresas esteja com os olhos bem voltados para a inovação. Se você é gestor de uma empresa e quer conhecer maneiras de inovar de modo a conseguir bastante sucesso, acompanhe a leitura conosco e confira nossas 6 dicas!

1. Saiba o passo a passo da sua empresa

É importante conhecer todos os processos que devem ser realizados na sua empresa, tanto diariamente quanto períodos à longo prazo (mensais e anuais).

Com isso, você saberá quais são seus riscos e falhas, a produtividade da empresa e onde pode mudar e inovar. Nessa fase, as pessoas costumam anotar tudo em um papel e fazer planilhas, mas, com programas ERP, é possível saber mais sobre a sua gestão empresarial em poucos cliques. Investir em tecnologia não é luxo, é essencial para o bom funcionamento da gestão da empresa.

2. Esquematize os processos

Depois de conhecer exatamente quais são os processos da sua empresa, é importante contar com relatórios e demonstrativos estratégicos para saber como eles estão sendo executados. Quais são os funcionários responsáveis? Onde é o começo, onde é o fim? Como é o passo a passo desses processos? Enfim, é preciso esquematizar tudo da maneira mais minuciosa possível e, utilizar recursos tecnológicos nesse momento, facilita muito essa análise.

Isso é importante, pois, caso haja algum problema, você sabe com quem falar, quem ficou responsável e a melhor maneira de consertar o erro, além de saber exatamente como e onde melhorar, e se é possível reduzir trabalhos e gastos.

3. Favoreça a comunicação interna

Pensando em gestão empresarial, além de relatórios, valores, gastos, reduções e infinitos termos que podemos usar para pensar em planejamento financeiro e de trabalho, é necessário que a comunicação interna da sua empresa esteja fluindo da melhor maneira possível.

E isso é bom em diversos pontos: quando se comunicam melhor e sabem como estão sendo conduzidos os processos em todos os departamentos, os funcionários sabem como se portar diante de clientes e fornecedores. Inclusive, isso possibilita que pensem juntos e encontrem soluções para problemas que possam surgir.

Do contrário, imagine o desastre se, por exemplo, os departamentos de logística e de vendas de um negócio não se comunicam. Nesse caso, como saber se os níveis de estoque estão baixos? E se o funcionário realizar a venda de um produto que não há mais no estoque, o que o cliente vai pensar e como ficará a reputação da empresa?

Por isso, é necessário haver clareza e boa comunicação entre todos os funcionários sobre todos as etapas da sua empresa, deixando-os motivados por saberem como as coisas estão funcionando.

4. Estude os resultados da gestão empresarial

Todo mundo quer ter um negócio de sucesso, afinal, se fosse para falhar, ninguém investiria em um empreendimento. E para saber como sempre melhorar e onde estão seus erros, é necessário analisar constantemente os seus resultados. Isso pode ser feito por meio de relatórios.

Para saber medir como estão seus resultados é preciso analisar variáveis como:

  • Movimentação financeira da sua empresa, ou seja, o fluxo de caixa;
  • Investimento em marketing;
  • Índices e recuperação de inadimplências;
  • Controle do orçado x realizado;
  • Controle dos suprimentos (compras);
  • Gastos com funcionários e outras contas que são relativas ao local onde fica sua empresa.

Enfim, são muitos pontos a serem analisados, e é importante avaliar todos os processos do seu negócio. Após fazer essas análises, crie planos para otimizar seus trabalhos, encontre maneiras de reduzir gastos e melhorar os processos, tornando-os mais eficientes.

5. Saiba o que seus clientes pensam da empresa

Saber como está a reputação da sua empresa pelos olhos dos seus clientes é essencial para determinar se está obtendo sucesso ou fracasso.

Por meio de pesquisas de satisfação, por exemplo, você será capaz de saber pontos fortes e fracos sobre produtos e serviços ofertados pela sua empresa, se o cliente está satisfeito com o consumo e também analisar seus motivos.

Com essas respostas, é possível obter uma visão dos processos que precisam ser mudados e/ou melhorados e, após isso, o gestor pode traçar métodos inovadores de acordo com a impressão causada pela sua empresa aos clientes.

6. Atualize-se sempre

Para a inovação da sua empresa, é fundamental que o gestor esteja sempre atento às melhores ferramentas para gerir empresas.

Isso porque há sempre novos negócios sendo criados, e os empreendedores vêm fazendo isso de maneira inovadora, reinventando produtos e serviços de maneira mais atrativa e mais prática para a vida de seus clientes. Então, estar sempre acompanhando as tendências e inovando sua empresa é um ponto ótimo para não deixar a concorrência te abalar.

Então, apostar em uma gestão empresarial que seja eficiente e esteja sempre buscando a inovação é a melhor maneira de obter sucesso no seu negócio, e claro, pensando sempre em quanto o mercado é competitivo. Além disso, tenha sempre sua equipe afinada, tanto em relação à intenção e imagem que a empresa quer passar quanto entre si, para as coisas fluírem da melhor maneira possível.

Juntando uma boa gestão inovadora e uma equipe motivada, o sucesso dos seus produtos/serviços é praticamente garantido. Afinal, uma empresa é composta de diversos fatores e todos eles devem funcionar. Esteja sempre atento aos processos, para saber onde evoluir e melhorar.

Essas são só algumas dicas para adotar na sua gestão empresarial. Há muito mais para ser dito sobre gestão empresarial, mas, começando por essas, já é uma boa trilha para o sucesso.

Gostou das nossas dicas? Deixe um comentário falando o que você faz na gestão da sua empresa, quais dessas dicas você utiliza e quais podem ser acrescentadas.

Solicite Demonstração - blog grupo easePowered by Rock Convert

Escreva um comentário