E-book ERP para Shopping - blog grupo easePowered by Rock Convert

Uma dúvida na cabeça de um superintendente é como realizar a gestão de Tenant Mix. As decisões tomadas nesse assunto são de extrema importância para definir o lucro esperado para o empreendimento e para os lojistas parceiros.

Neste post, exporemos todo o conhecimento do Grupo Ease sobre o que é o Tenant Mix, quais os elementos que o compõem e o valor que esse planejamento — quando bem-feito — pode agregar ao Shopping Center. Confira!

Gestão de Tenant Mix

O Tenant Mix é o planejamento prévio da posição e distribuição das lojas dentro do empreendimento. Esse arranjo de empresas não pode ser realizado de qualquer maneira; é necessário atender a alguns requisitos no intuito de atrair um maior público e garantir resultados.

Todas as lojas e demais empresas que queiram fazer parte, como parceiras do empreendimento, podem ser categorizadas em uma determinada escala — e a distribuição de cada um pelo espaço do Shopping se dará de acordo com a classificação.

Classificações das lojas no Tenant Mix

As categorias de cada uma das lojas será o principal item a ser observado no momento da distribuição dos estabelecimentos pelo espaço do Shopping Center. São elas:

Lojas âncora

São empresas de notoriedade no cenário nacional que têm grande capacidade de atração de público — o que agrega valor ao empreendimento. O Shopping deve realizar esforços com o intuito de firmar parceria com o máximo de lojas desse tipo. Geralmente, ocupam uma área acima de 1000 m².

Megalojas

São grandes estabelecimentos especializados em determinados tipos de mercadorias e ocupam um espaço entre 250 e 499 m². Contam com grande variedade dentro da linha de produtos que oferecem e, também, são responsáveis pela atração do público.

Lojas satélite

São as lojas menores, com menos notoriedade e que não são conhecidas pelo público geral. Ocupam áreas de até 250 m², e são as principais beneficiadas pela atração de público gerada pelas âncoras.

Conveniências e serviços

Outros espaços interessantes que podem se valer da capacidade de atração de público do Shopping Center são as conveniências e empresas de serviços. Elas não costumam ocupar muito espaço e podem ser uma parceria lucrativa para o empreendimento.

Entretenimento

Aqui entram cinemas, teatros, parques e espaços destinados a eventos. Utilizam um bom espaço, geralmente acima de 1000 m² — porém, têm um grande poder de atração para o público, e podem ser responsáveis por boa parte dos visitantes.

Importância da gestão de Tenant Mix

A escolha pela distribuição das lojas no espaço do Shopping Center tem um valor estratégico e deve aproveitar o poder de atração que determinados estabelecimentos têm para melhorar o resultado de outros.

Por exemplo, lojas âncora não devem ficar próximas umas das outras, mas cercadas de lojas satélites que poderão aproveitar o fluxo de clientes que as primeiras atraem. Do mesmo modo, os espaços de entretenimento devem ficar no meio do empreendimento, fazendo que os consumidores passem por várias lojas para chegar até eles.

Dicas práticas do Grupo Ease para gestão de Tenant Mix

É preciso que o superintendente faça um balanceamento entre as atividades exercidas dentro do Shopping Center para que não haja concorrência predatória e algum dos parceiros acabe sendo prejudicado.

Esteja atento ao produto principal

Cada loja que fará parte do centro comercial tem uma especialidade que é o seu carro-chefe. Portanto, é preciso que o superintendente verifique o produto principal de cada loja para diversificar, ao máximo, as ofertas no Shopping e evitar a concorrência interna.

Crie contratos bem redigidos

É necessário evitar qualquer tipo de mal entendido. Por isso, tudo o que for acordado deve ser redigido em contrato para evitar que determinada loja inicie uma venda de produtos já realizada por outro parceiro do Shopping, e para a qual não tenha autorização.

Ouça o cliente

A opinião mais importante na hora de montar o Tenant Mix de um centro comercial é a opinião do cliente. Desse modo, é importante avaliar quais são as marcas mais valiosas e que podem atrair um número alto de consumidores.

Chegamos ao fim deste post e esperamos que você tenha compreendido a importância da gestão de Tenant Mix como forma de ampliar os resultados do seu empreendimento.

Gostou deste conteúdo? Então não perca nenhuma de nossas publicações e curta agora mesmo a página do Grupo Ease no Facebook!

Solicite Demonstração - blog grupo easePowered by Rock Convert

Post relacionado

Escreva um comentário