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Saber como realizar a Gestão de Tenant Mix é dúvida que todo superintendente tem. As decisões tomadas são de extrema importância para definir o resultado esperado para o empreendimento e para os lojistas parceiros. Por isso conhecer todos os detalhes faz a diferença em qualquer ação.

Contudo, sabemos o quanto esse assunto pode ser desafiante. Por essa razão, reunimos neste post todo o conhecimento do Grupo Ease sobre o que é Tenant Mix, quais os elementos que o compõem, os benefícios e o valor que esse planejamento — quando bem-feito — pode agregar ao Shopping Center. Confira!

O que é a Gestão de Tenant Mix?

Tenant Mix é o planejamento da posição e distribuição das lojas dentro do empreendimento. Entretanto, esse arranjo de empresas não pode ser realizado de qualquer maneira, sendo necessário atender a alguns requisitos no intuito de atrair um maior público e garantir resultados.

Todas as lojas e demais empresas que queiram fazer parte, como parceiras do empreendimento, podem ser categorizadas em uma determinada escala — e a distribuição de cada um pelo espaço do Shopping se dará de acordo com a classificação.

Em outras palavras, a Gestão de Tenant Mix consiste em organizar e delegar as tarefas comerciais, atendendo assim à necessidade dos clientes que frequentam o Shopping Center.

Quais as classificações das lojas no Tenant Mix?

As categorias de cada uma das lojas será o principal item a ser observado no momento da distribuição dos estabelecimentos pelo espaço do Shopping Center. Acompanhe!

Lojas âncora

São empresas de notoriedade no cenário nacional que têm grande capacidade de atração de público — o que agrega valor ao empreendimento. O Shopping deve realizar esforços com o intuito de firmar parceria com o máximo de lojas âncora. Geralmente, ocupam uma área acima de 1000 m².

Megalojas

São grandes estabelecimentos especializados em determinados tipos de mercadorias e ocupam um espaço entre 250 e 499 m². Contam com grande variedade dentro da linha de produtos que oferecem e, também, são responsáveis por atrair o público.

Lojas satélite

São as lojas menores, com menos notoriedade e que muitas vezes são pouco conhecida pelo público geral. Ocupam áreas de até 250 m² e são as principais beneficiadas pela atração gerada pelas âncoras.

Conveniências e serviços

Outros espaços interessantes que podem se valer da capacidade de atração de público do Shopping Center são as conveniências e empresas de serviços. Elas não costumam ocupar muito espaço e podem ser uma parceria lucrativa para o empreendimento.

Entretenimento

Aqui entram cinemas, teatros, parques e áreas destinadas a eventos. Utilizam um bom espaço, geralmente acima de 1000 m² — porém, têm um grande poder de atração para o público e podem ser responsáveis por boa parte dos visitantes.

Qual a importância da Gestão de Tenant Mix?

A escolha pela distribuição das lojas no espaço do Shopping Center tem um valor estratégico e deve aproveitar o poder de atração que determinados estabelecimentos têm para melhorar o resultado de outros.

Por exemplo, lojas âncora não devem ficar próximas umas das outras, mas cercadas de lojas satélite que poderão aproveitar o fluxo de clientes que as primeiras atraem. Do mesmo modo, os espaços de entretenimento devem ficar em um ponto estratégico, para que os consumidores passem por várias lojas para chegar até eles.

Quais são os benefícios?

Conhecer cada um deles pode ser uma poderosa ferramenta de argumentação nos momentos de negociação ou fechamento de contrato. Confira algumas características que tornam esse empreendimento vantajoso para quem investe.

Clientela

Por estar localizado em um lugar de maior fluxo de visitantes, é natural que a loja receba um grande número de pessoas, considerando que nem todas estão ali com intenção de compra, porém podem tornar-se consumidores de alguma forma.

Além de ter uma freguesia maior, o Tenant Mix aumenta as chances de fidelização do público. Assim, o nível de consumidores fidelizados é maior, influenciando consequentemente nos resultados do empreendimento.

Segurança

A segurança é outro ponto que chama atenção com relação aos benefícios que o lojista pode ter no aluguel de um espaço no Shopping Center. A presença de seguranças, câmeras e a movimentação constante de pessoas intimidam a ação de criminosos e oferecem maior proteção para os funcionários, incluindo todos os trabalhadores do local.

Destacar essa vantagem é indispensável para justificar a negociação e locação do espaço, sendo um argumento obrigatório para qualquer superintendente utilizar.

Estrutura

estrutura de um Shopping Center conta com detalhes que atraem a atenção do público em todos os aspectos. A iluminação, fácil acesso ao estacionamento, praticidade na compra, dentre outros fatores incentivam os clientes a visitarem as lojas, sendo esse um dos pontos mais interessantes a serem comentados.

Quais as dicas práticas do Grupo Ease para Gestão de Tenant Mix?

É preciso que o superintendente faça um balanceamento entre as atividades exercidas dentro do Shopping Center para que não haja concorrência predatória e algum dos parceiros acabe sendo prejudicado.

Esteja atento ao produto principal

Cada loja que fará parte do centro comercial tem uma especialidade que é o seu carro-chefe. Portanto, é preciso que o superintendente verifique o produto principal de cada loja para diversificar, ao máximo, as ofertas no Shopping e evitar a concorrência interna.

Crie contratos bem redigidos

É necessário evitar qualquer tipo de mal entendido. Por isso, tudo o que for acordado deve ser redigido em contrato para evitar que determinada loja inicie uma venda de produtos já realizada por outro parceiro do Shopping  e para a qual não tenha autorização.

Ouça o cliente

A opinião mais importante na hora de montar o Tenant Mix de um centro comercial é a opinião do cliente. Desse modo, é importante avaliar quais são as marcas mais valiosas e que podem atrair um número alto de consumidores.

Por que um sistema pode facilitar a gestão?

Usar a tecnologia ao seu favor é sempre um bom negócio. Isso mostra que ter um sistema ERP é essencial para integrar as informações e gerenciar os dados de uma forma mais eficiente.

Diante das diversas tarefas que fazem parte da rotina de um superintendente, é fundamental contar com o apoio de um software seguro que reduza erros humanos e mantenha as informações em uma única plataforma, de maneira segura e com agilidade, acima de tudo.

Além de ser uma decisão estratégica, um sistema unifica toda a gestão financeira, operacional e diversas áreas em um mesmo lugar, facilitando o acesso e controle das informações de todas as lojas do Shopping Center, sendo um excelente investimento para quem procura potencializar os lucros.

Como mostramos, a chave para o sucesso de qualquer estratégia é manter a conexão com o cliente e entender suas preferências a fim de oferecer lojas adequadas à sua necessidade de compra. Somente assim é possível desenvolver uma gestão coerente que surpreenda o consumidor em seu Shopping Center, acima de tudo!

Chegamos ao fim deste post e esperamos que você tenha compreendido a importância da Gestão de Tenant Mix como forma de ampliar os resultados do seu empreendimento.

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