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R$ 41,4 bilhões: esse foi o valor do faturamento do segmento de franquias no primeiro trimestre de 2019, segundo um relatório da Associação Brasileira de Franquias. O montante representa um crescimento de 7% em relação ao mesmo período do ano passado. Aliás, tal setor movimentou mais recursos do que o varejo em si, o que mostra o potencial das franquias. No entanto, para continuar se desenvolvendo é necessário que a gestão de franquias seja cada vez mais apurada.

Grande parte dessas unidades de negócios está localizada em Shoppings Centers, que contam com as suas próprias regras. Para entender melhor sobre a realidade, confira a seguir algumas dicas que impulsionam a boa gestão e descubra como a tecnologia pode ser uma importante aliada!

O impacto da boa gestão

Todo negócio precisa de resultados. São eles que ajudarão a medir o sucesso e a eficácia das ações estratégicas. Claro que nesse entremeio virão os erros e problemas, e é justamente a gestão que ajudará a reverter a situação, qualquer que ela seja.

Vale lembrar que não há ideia maravilhosa que resista a uma má execução. Logo, a gestão é indispensável para fortalecer o negócio. Ela será a responsável por garantir que os processos ajudem a manter a rotina organizacional, sejam identificadas ameaças e oportunidades, diferenciais sejam ressaltados e metas sejam estabelecidas.

Os ganhos de uma boa gestão são vários, começando pela visão geral do negócio. A integração dos setores é capaz de permitir uma visualização do empreendimento, por qual caminho ele tem seguido e como o seu futuro vem sendo tratado.

Aliás, ela também impacta o planejamento, medindo os riscos, a fim de que eles sejam evitados, mas também criando planos de ação para continuar em crescimento. Isso permite uma tomada de decisão mais estratégica, aumentando a competitividade.

Isso sem contar as finanças, que podem ser organizadas para maximizar e otimizar os investimentos, mas também reduzir desperdícios, proporcionando controles melhores de entradas e saídas do orçamento.

As principais dicas para gestão de franquias

Como visto, a gestão tem um papel importante para o negócio. Nos tópicos a seguir você verá como aplicar corretamente as estratégias em franquias, esse tipo de empreendimento que promete um faturamento de 8% a 10% maior em relação a 2018, segundo a Associação Brasileira de Franchising.

1. Tenha uma equipe especializada

O mercado está mudando constantemente e isso despertou uma necessidade de capacitação e especialização dos profissionais. Atualizações em serviços e ferramentas surgem diariamente, sendo necessário estar atento a essas novidades.

O franqueador não é o único responsável pela marca, o franqueado também tem a obrigação de zelar pela imagem do negócio, começando pela equipe que ele contrata. Mesmo que os profissionais ainda não tenham as qualificações necessárias, cabe ao gestor treiná-los, a fim de que eles desempenhem bem o seu trabalho.

Em Shoppings a questão tem uma proporção ainda maior, pois a equipe precisa estar alinhada à visão, missão e valores do centro de compras. A capacitação deve ser incentivada, não importa o cargo o mais importante é que todos busquem o desenvolvimento. Sem contar que o franqueado deve participar dos treinamentos oferecidos pelo Shopping para garantir que as regras sejam cumpridas.

2. Qualifique os seus fornecedores

O padrão de qualidade é um ponto a ser destacado quando se trata da gestão de franquias. Tanto os produtos quanto os serviços devem ter a certificação adequada e serem analisados pelo franqueado, franqueador e também pelo gestor do Shopping.

No caso de franquias devem ser seguida as regras determinadas pelo franqueador, como materiais de divulgação, matéria-prima e, também, processos produtivos, o que inclui maquinário e até mesmo softwares.

O objetivo da qualificação de fornecedores é estabelecer critérios que servem no processo de avaliação, seleção e monitoramento de empresas externas, baseando-se para isso na sua capacidade de fornecer processos, serviços, mas também produtos. Assim, a franquia garante a conformidade com os critérios estabelecidos pelo franqueador e também pelo Shopping.

3. Utilize indicadores de desempenho

Como saber se a franquia está indo pelo caminho certo? Isso é possível com a utilização de indicadores de desempenho que metrificam os resultados de diferentes áreas.

Sem um controle, fica difícil encontrar os gargalos e implementar melhorias. Com a ajuda dos indicadores certos é possível adaptar as ações à realidade do negócio, garantindo a maximização de resultados. Entre os principais indicadores estão:

  • ROI ajuda a medir o retorno sobre o investimento em ações de marketing, por exemplo;
  • CAC o CAC, por sua vez, é responsável por calcular o custo de aquisição do cliente;
  • ticket médio temos ainda o ticket médio, que mede o gasto aproximado por cliente, fazendo uma média do total;
  • volume de vendas mede a quantidade de produtos e serviços vendidos por um negócio em um espaço de tempo.

4. Invista em um software de gestão

A tecnologia é essencial no processo de gestão de franquias em Shoppings. O uso de um software ajuda na automatização de processos, redução de burocracia e obter dados mais exatos da franquia. Dadas as especificidades de estar localizado em um Shopping, a franquia precisa contar com uma ferramenta que atenda a demandas desse centro de compras.

O Sistema para Gestão Empresarial Ease Controller.net é um sistema de ERP constituído de módulos integrados, podendo ser estruturado de acordo com as demandas do negócio. Ele tem um módulo AC que cruza dados de contratos de locação e venda de imóvel por meio de um fluxo de trabalho automatizado.

Ele conta com uma série de benefícios, como a possibilidade de metrificar os resultados do negócio, como os índices monetários, total de espaços vagos para lojas, contratos, dentre outros. Sem contar o controle do fluxo estrutural, rotinas administrativas, faturamento e especialmente a gestão.

Ter um sistema de gestão de franquias ajuda a trazer maior confiabilidade nos dados, fazer um monitoramento mais próximo das estratégias implementadas. Enfim, permite um fluxo de trabalho mais qualificado, além de tornar o treinamento das equipes e a qualificação de fornecedores mais eficaz.

E então, viu que o Shopping do qual você é gestor precisa de um sistema mais eficiente na promoção da gestão de franquias? Entre em contato conosco e conheça a nossa solução!

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