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Basta fazer um benchmark com os concorrentes ou simplesmente dar uma caminhada pelos corredores deles para perceber uma realidade: as franquias em Shopping são cada vez mais importantes para a sustentação de um negócio na área.

E você, o que está fazendo a respeito disso no seu empreendimento? Vem com a gente discutir um pouco melhor o assunto. Vamos apresentar a importância desse modelo, seus benefícios e como atrair mais franquias como parceiras. Confira!

A importância crescente de franquias em Shopping

Não é preciso muito para perceber que as franquias vêm dominando as vitrines em Shopping Centers no Brasil. Atualmente, esse tipo de negócio já representa mais de 60% da ocupação nos empreendimentos por aqui.

Franquias são como licenças adquiridas por qualquer pessoa que deseja abrir uma “filial” de marcas que oferecem o modelo. O empresário recebe direito do uso da marca, recomendações e recursos para montar a loja e repassa parte dos seus lucros para a sede.

Elas são tão populares exatamente por serem um investimento de menor risco para quem monta a loja, sem precisar arcar com custos e o esforço envolvido no marketing e no reconhecimento de um nome no mercado. É uma empresa que já parte de um ponto de maturidade desde o primeiro dia de funcionamento.

E é por isso também que Shoppings apostam muito na atração desse tipo de negócio. Muitos desses benefícios de reconhecimento acabam transbordando da marca da franquia para a marca do empreendimento em que ela está. É um fenômeno de varejo e serviços que merece a atenção de empresários, diretores e gerentes de Shoppings Centers.

Os benefícios das franquias para um Shopping Center

Podemos explicar ainda melhor essa popularização apontando as vantagens que franquias trazem consigo quando se estabelecem em um Shopping. Veja alguns desses principais benefícios!

Atração de clientes desde o primeiro dia

O reconhecimento prévio da marca é uma questão vital para quem escolhe a franquia — seja para abrir uma, seja para locar espaço para uma. Quando uma loja franqueada já tem seu próprio público formado, a capacidade de atrair clientes aumenta desde a inauguração.

A informação que apresentamos acima mostra bem isso em uma pesquisa da Abrasce de 2016. Ela aponta que 72% dos consumidores vão aos Shoppings em busca de uma loja específica. Ter marcas fortes e de grande abrangência é uma garantia de fluxo nos corredores.

Menos riscos para o contrato

Como franqueados contam com suporte na operação e no marketing de suas lojas (geralmente de grandes empresas já estabelecidas), o risco desse locatário ter prejuízos, problemas ou até se tornar inadimplente é muito menor.

Isso dá mais estabilidade para o Shopping como um todo. Lojas saudáveis criam um empreendimento saudável. E fica muito mais fácil para você gerenciar a relação com esses lojistas.

Fortalecimento da marca do Shopping

Grande parte da força de uma marca de Shopping Center vem das outras marcas associadas a ela. Essa troca de influências define o público que você vai atrair, as experiências que eles procuram e, em certo ponto, o próprio ticket médio e volume de vendas. Apostar em franquias é apostar em reconhecimento.

Previsibilidade no uso de espaço

As grandes franquias, as que conseguem um sucesso maior no mercado, têm regras rígidas que seus franqueados devem seguir. Entre essas regras estão o tamanho da loja, organização, distribuição do espaço etc.

Ou seja, se você tem acesso a essas recomendações, consegue planejar bem quais franquias vão se encaixar melhor nos espaços que você tem disponível. Sua estratégia de atração se torna mais precisa e é possível otimizar a área locável.

Como atrair franquias para seu empreendimento

Se você quer acompanhar o movimento de todo o setor brasileiro e também investir na locação de espaços para franquias, podemos terminar o texto apresentando algumas dicas e direcionamentos para começar. Veja!

Crie uma estratégia de ABM

ABM é a sigla para Account Based Marketing, ou seja, criar estratégias específicas para as empresas (contas) que você quer atrair.

Como franquias têm informações mais disponíveis sobre funcionamento, posicionamento de marca e operação, fica mais fácil para seu time de marketing definir os melhores prospectos e estudar a fundo esses negócios — inclusive mediando o contato entre franqueado e franqueador para garantir as melhores marcas no seu negócio.

Ofereça a estrutura necessária

Esse mesmo conhecimento é válido para oferecer o que as franquias pedem. Parâmetros de gerenciamento, operação, logística interna, tudo isso conta na hora de um negócio nesse modelo dar o sinal verdade para abrir outra loja em seu nome.

Isso se estende inclusive para a gestão de dados e tecnológica do Shopping. Ter um bom ERP implantado é um ponto de venda atrativo para as grandes marcas.

Dê visibilidade para as franquias

Os grandes franqueadores exigem bastante dos franqueados para assinar contrato, como relatórios de localização, projeção de público, previsão de vendas etc.

Portanto, se você quer atrair essas empresas, precisa oferecer visibilidade dentro dos corredores, com posições de destaque, e trabalhar junto ao futuro franqueado para convencer a marca a fazer parte do seu Shopping.

Aposte nos quiosques

Já percebeu como os quiosques tomaram conta de corredores de Shoppings pelo Brasil? Isso acontece porque as franquias que seguem esse modelo exigem pontos iniciais de investimento menores, são mais flexíveis e conseguem lucro com bem menos operação.

Apostar neles é interessante para otimizar seu espaço e aumentar as vendas. Você não só amplia o número de marcas disponíveis no empreendimento como cria uma nova faixa de locação — mais barata, flexível e dinâmica.

Estabeleça políticas dentro do Shopping para facilitar essa atração

De tudo que você leu até aqui, alguns pontos se destacam por aparecerem em vários momentos: gestão, organização, estrutura, marketing. Ou seja, ter uma estratégia de atração para marcas e planejar essa abordagem é uma grande vantagem competitiva no setor.

Seja para atrair franquias em Shopping, seja para reformular seu mix de lojas ou otimizar a operação do negócio, seu sucesso depende de preparo, inteligência e integração de dados.

Quer entender melhor como isso funciona? Então confira mais um de nossos posts — Checklist para um bom gerenciamento de mudanças no seu Shopping — e continue aprendendo!

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