E-book ERP para Shopping - blog grupo easePowered by Rock Convert

Se você costuma se atualizar sempre sobre as novidades de gestão e administração no seu setor, com certeza já deve ter ouvido falar sobre os ERPs, sistemas de gerenciamento empresarial automatizado.

Mas, se você hesita na hora de investir nessa solução, é porque provavelmente ainda se prende em alguns dos mitos sobre software de gestão.

Por isso, resolvemos listar os cinco principais e derrubá-los de vez para que você comece agora mesmo a pensar em adotar um ERP na sua empresa. Confira!

1. As empresas grandes são as únicas que precisam de ERP

Esse é o mito mais comum sobre o software de gestão. Como empresas menores têm menos processos, é comum que os gestores pensem que o investimento não vale a pena em vista do retorno que ele traria.

Mas isso está bem longe da verdade. O foco do ERP é centralizar e integrar a gestão de empresas independentemente do seu tamanho.

Mais do que isso, esse tipo de solução possibilita o uso de inteligência tecnológica para otimizar a operação e gestão, algo fundamental para se tornar competitivo no mercado atual.

2. Os softwares de gestão são muito caros

Essa é outra noção falsa que afasta os gestores de soluções tecnológicas. Por se tratarem de softwares de ponta, é comum pensar que um ERP vai sair caro demais para a empresa.

Na verdade, a forma de aquisição e utilização desse tipo de sistema mudou muito nos últimos anos. Em vez de comprar licenças caras e fixas, hoje essas soluções são oferecidas como serviço, com uma assinatura flexível e mais barata.

Desse modo, você garante a estrutura de que precisa e pode aumentar ou diminuir a oferta de acordo com a demanda. Além de ser muito flexível, a economia resultante da integração de processos é muito maior que seu investimento.

3. A implementação de softwares de gestão é demorada

Em alguns setores de negócios há uma ideia geral de que implementar grandes mudanças demanda tempo. Mas essa é uma falsa noção. Os empreendimentos bem-sucedidos alcançam o sucesso exatamente por utilizar a tecnologia como ferramenta unificadora — simplificando e otimizando a gestão.

Portanto, ERPs especializados já são concebidos com esta ideia em mente: eles serão implementados com velocidade e incluídos sem obstáculos no dia a dia da empresa.

4. Os softwares de gestão são difíceis de usar

Isso se estende para o uso da solução. Ao contrário do que muitos gestores pensam, você não vai precisar quebrar a cabeça para descobrir como funcionam os recursos do novo sistema. Os bons ERPs geralmente oferecem treinamento para que a equipe utilize o software de gestão sem dificuldades.

Também possuem dashboards e interfaces intuitivas e fáceis de usar, que reúnem todas as informações necessárias em poucas telas e permitem o controle da gestão por meio de alguns cliques.

5. As planilhas bem-feitas dispensam o ERP

Se a sua gestão atual tem um processo bem projetado com coleta de dados em planilhas e seu armazenamento, por que investir em ERP? Essa pergunta comum apresenta mais um mito que pode estar atrasando você.

O sistema não serve apenas para automatizar a coleta de dados. Ele também permite ter uma visão completa sobre operação e gestão. É possível integrar o controle entre departamentos e tomar decisões mais embasadas com o cruzamento de dados que antes não eram aparentes porque provavelmente estavam em planilhas diferentes.

Hoje, não usar uma dessas soluções significa desperdiçar tempo com processos que poderiam ser automatizados e perder a capacidade de se adaptar rapidamente ao mercado.

Ou seja, quem acredita nesses mitos sobre software de gestão priva a sua empresa de eficiência, economia de gastos, inteligência de negócio e otimização do trabalho de todos os colaboradores.

Quer entender melhor esse tipo de consequência? Então, leia este artigo sobre Quais são as principais etapas da implementação de um ERP!
Ou entre em contato com os consultores de negócio do Grupo Ease e descubra como o ERP Ease Controller.net pode ser implantado na sua empresa.

Solicite Demonstração - blog grupo easePowered by Rock Convert

Post relacionado

Escreva um comentário