E-book ERP para Shopping - blog grupo easePowered by Rock Convert

Responda uma pergunta rápida: você aplica o conceito de escalabilidade dentro do Shopping Center? As técnicas, ferramentas e práticas para expandir exponencialmente qualquer negócio são perfeitas para garantir o crescimento sustentável dentro desse setor.

Se você quer entender melhor sobre isso e descobrir por que o ERP é uma solução simples para tornar uma empresa escalável, este artigo tem tudo o que você precisa para começar. Vamos lá?

A relação entre ERP e escalabilidade

Em termos simples, escalabilidade é a capacidade de um negócio para aumentar seu volume de atendimento sem necessariamente subir proporcionalmente sua operação. É conseguir atender 1000 clientes com os mesmos esforços e recursos que antes atendia 100.

Isso é possível? Não apenas é como está cada vez mais fácil incluir escalabilidade dentro de empresas. Os ERPs, ou sistemas de gestão empresarial, são sistemas capazes de melhorar o gerenciamento de dados com inteligência e praticidade, simplificando análises, relatórios e processos, otimizando o trabalho dos gestores do negócio.

Ou seja, quanto mais diversificada for a natureza de uma empresa, mais ela se beneficia do ERP. Os Shopping Centers são grandes exemplos por contarem com departamentos variados e a interação entre diversos aspectos complementares em uma única gestão.

Expandir um negócio no setor significa ter mais locatários para gerir, mais números para coletar, mais estratégias de operação e controle do mix para lidar no dia a dia. Se a relação entre crescimento de visitantes e crescimento de operação for diretamente proporcional, o Shopping se torna insustentável.

Uma empresa escalável torna sua expansão exponencial, portanto preparada para crescer sem ter problemas com falta de recursos ou pessoal. A tecnologia é a única possibilitadora desse modelo, centralizada na implantação de um ERP especializado.

Os benefícios de um ERP que contribuem com a escalabilidade

Mas como o sistema de gestão é capaz de dar escalabilidade a um Shopping Center? É possível entender exatamente essa relação quando listamos os benefícios que a solução traz para dentro de um negócio focado no seu crescimento. Confira!

Integração de dados de diversas origens

Começamos pelo ponto principal que vai influenciar em todos os outros. Uma gestão otimizada hoje precisa se apoiar no grande volume de dados que um negócio gera e apresenta para seus diretores e superintendentes.

O ERP não só permite um acesso facilitado a informações relevantes do negócio como as estruturas, segmenta e categoriza. A construção de um banco de dados objetivo, focado no crescimento do negócio, vai ser o primeiro possibilitador da escalabilidade. Afinal, é dele que surgirão as estratégias para atender cada vez melhor com processos cada vez mais simples.

Maior controle desses dados

De nada adianta coletar e armazenar um volume enorme de informações se gestores não têm acesso fácil e uma forma prática de transformá-los em ações. Controle de dados é importante em qualquer negócio, mas é ainda mais impactante quando administradores focam em um crescimento escalável.

Imagine que você planeje uma expansão e, por consequência do esforço de todos, o Shopping começa a atrair e converter muito mais do que antes. O seu sistema atual é capaz de manter a organização com tanta informação extra entrando nele?

Se o ERP é preparado para escalabilidade, ele consegue replicar sua arquitetura de dados inicial para qualquer dimensão de negócio. É uma tranquilidade que os seus processos de hoje funcionarão da mesma forma no futuro.

Automação de tarefas

É claro que mais dados gerados de demanda nova vão exigir mais trabalho — coletar, analisar, comparar, monitorar. Mas quem disse que é o responsável pela gestão quem precisa despender seu tempo com isso?

Bons ERPs automatizam uma série de processos envolvendo informações e estratégias de negócio. Eles livram diretores e gerentes das planilhas e garantem confiabilidade nos números sem gastar mais de seu dia.

É ainda melhor quando essa automação é programada pensando em tipos de negócios específicos, como os ERPs especializados em Shopping Center.

Acompanhamento de indicadores de conversão

Shopping também precisa ficar de olho em indicadores como o de conversões — quantas pessoas visitam o empreendimento e quantas delas fazem alguma compra dentro dele.

Ter um bom controle desses valores é fundamental para a escalabilidade porque é a partir deles que você traça estratégias para converter mais sem precisar investir mais em recursos e operação.

Em um ERP, esses números chegam a você em tempo real e permitem microgerenciamento fácil de fatores que influenciam em como, quando e o quanto consumidores gastam no seu negócio.

Gestão de leads

E se você está crescendo rápido, precisa de controle e padronização na forma como setores específicos (vendas, marketing, relacionamento) recebem os novos leads do negócio. Como suas ações de divulgação estão fazendo efeito? Será que seu público-alvo está mudando com o tempo?

Entender questões como essa possibilita que gestores se adaptem mais rápido a situações de mercado e consigam se antecipar em estratégias em relação aos concorrentes.

Foco de dados na tomada de decisões

No final, o que fica é a certeza de que ERPs transformam dados em fonte de novas estratégias de negócio. Eles podem ser usados para entender comportamentos, descobrir pontos falhos na operação e potencializar o que dá certo.

O sistema integrado pode ser utilizado também para dividir indicadores e valores com os lojistas, para alinhar propostas de atração e fazer com que todos convertam mais.

O ERP do Grupo Ease como uma solução escalável

Pegando o gancho do último item acima, em um Shopping Center esta é a ideia principal: que marcas se unam para um benefício comum. Se todas crescem sem precisar se esforçar mais, o crescimento deixa de ser linear e se torna exponencial e sustentável.

São essas características que tornam uma empresa escalável. Se você busca esse tipo de competitividade no negócio, precisa não só de um bom ERP como um que seja feito pensando nas especificidades do setor e entregue ferramentas capazes de simplificar ainda mais sua gestão nesse sentido.

Que tal então conhecer a melhor solução no mercado para você? Entre agora no nosso site e conheça o Ease Controller.net, o sistema de gestão integrada focado na otimização e escalabilidade de Shopping Centers.

Solicite Demonstração - blog grupo easePowered by Rock Convert

Post relacionado

Escreva um comentário