Se você quer modernizar a sua administração, economizar e aumentar a produtividade de todos os envolvidos no seu sistema, é hora de conhecer a infraestrutura em nuvem!

A cloud computing já foi uma curiosidade, para se tornar uma vantagem em cima da concorrência e, muito em breve, uma necessidade para se manter competitivo — principalmente em um mercado voltado para otimização e automação na gestão de espaços comerciais.

Neste artigo, contamos um pouco sobre a tecnologia e como ela ajudar no sucesso da sua estratégia de negócio. Vamos lá?

A infraestrutura em nuvem como vantagem competitiva

A infraestrutura de um sistema de gestão diz respeito a todos os componentes, tanto de hardware quanto software, que vão suportar tecnologicamente a operação e administração de uma empresa.

Até pouco tempo atrás, para ter um suporte robusto em gestão de negócios mais complexos (como a administração de um Shopping), era preciso investir muito em servidores, bancos de dados e armazenamento para garantir um sistema confiável e produtivo.

Mas o avanço da TI, principalmente na última década, viabilizou uma nova alternativa tecnológica para esse tipo de empresa: a infraestrutura em nuvem. Diferentemente de um sistema web, no qual apenas as aplicações são virtualizadas, nesse modelo todos os recursos necessários são fornecidos por uma provedora e integrados ao sistema de gestão.

A computação e armazenamento são feitos remotamente e o administrador precisa apenas se preocupar com sua implementação e utilização para todos os usuários.

As vantagens de um ERP para Shopping com infraestrutura em nuvem

Contratar esse tipo de serviço, aliado a um bom sistema de gestão empresarial — como é o caso do sistema para Shopping do Grupo Ease —, permite otimizar e descomplicar processos administrativos, financeiros e operacionais. Veja algumas das grandes vantagens de se adotar o modelo!

Maior flexibilidade de investimento

A grande sacada que torna a infraestrutura em nuvem uma necessidade competitiva para o futuro é a troca de capital investido em equipamentos físicos por capital investido em serviços. Com um sistema apoiado por cloud computing, o responsável não precisa prever demandas e fazer grandes planejamentos de atualização.

Os recursos disponíveis em uma TI na nuvem são elásticos e escaláveis, ou seja, podem diminuir ou aumentar exponencialmente para atender uma necessidade em poucos minutos. Se a operação da empresa aumenta, a infraestrutura aumenta junto. Se houver recursos ociosos, é possível diminuir a oferta e economizar esse dinheiro.

Redução de custos

Falando em economia, a infraestrutura em nuvem permite a redução de gastos com TI em diversos pontos de uma cadeia administrativa, não só na realocação de recursos.

Um sistema flexível, produtivo e móvel permite que processos sejam automatizados, tarefas sejam realizadas em menos tempo e haja um controle financeiro maior por meio de bancos de dados automatizados.

Implementação rápida de recursos físicos e virtuais

Outra vantagem da flexibilidade de uma infraestrutura como serviço é conseguir implementar recursos de maneira mais rápida. No modelo tradicional, qualquer atualização de hardware ou software leva dias para o planejamento e até meses para a conclusão.

No caso da infraestrutura em nuvem, essa é uma questão de horas, talvez minutos. Mais máquinas disponíveis, mais recursos para os usuários, mais ferramentas de monitoramento e gestão, tudo isso pode ser conseguido com alguns cliques por meio de virtualização.

Maior segurança

O mito de que a nuvem não é segura já foi superado pelo mercado, principalmente em sistemas empresariais. Os bons provedores de soluções em sistema de gestão têm equipes especializadas na segurança tanto da estrutura quanto dos dados armazenados — um cuidado dedicado que gasta muito tempo e recursos quando feito internamente.

A infraestrutura em nuvem e o sistema ERP do Grupo Ease

No caso de um ERP para Shopping robusto e completo, preparado para atender muitas áreas de uma empresa, se não todas, ter a infraestrutura em nuvem é uma alternativa que não traz apenas vantagem competitiva, mas flexibilidade, melhor custo-benefício, respaldo e escalabilidade aos desenvolvedores para fazer um bom uso dos recursos contratados conforme as demandas.

Esperamos que você tenha compreendido melhor sobre infraestrutura em nuvem e que este post possa auxiliá-lo no momento de escolher o melhor ERP para sua administração. Entre em contato com o Grupo Ease agora mesmo e conheça nosso sistema ERP para Shoppings, o Ease Controller.net!

Post relacionado

Escreva um comentário