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Atualmente, a qualidade dos produtos e serviços já não é um diferencial para clientes que buscam uma experiência positiva de compra junto às empresas. Por isso, torna-se fundamental ouvir a opinião do consumidor.

No caso de Shoppings Centers, que buscam atrair o maior número possível de pessoas, escutar o que os clientes têm a dizer é ainda mais importante para alcançar resultados expressivos.

Pensando nisso, este post, mostra para você como buscar a opinião do consumidor, entender e analisá-la para aplicar melhorias. Assim, será possível corrigir seus pontos fracos e melhorar seus pontos fortes. Continue a leitura e mãos à obra!

O que é a satisfação do cliente

A satisfação do cliente é o sentimento, positivo ou negativo, que um consumidor pode sentir em relação a uma empresa. É por meio do nível de satisfação que sabemos que determinado cliente vai voltar ao local, indicá-lo aos amigos, compartilhá-lo nas redes sociais ou fazer propaganda negativa.

Esse indicador também é de grande importância para o Shopping, que, mesmo não sendo a empresa a fazer negócios diretamente com o cliente, é o ambiente onde ele circula durante as suas compras.

Dessa forma, caso o local não seja apropriado para as demandas do consumidor, ele pode simplesmente desistir de realizar as suas compras nesse espaço e dirigir-se a outro local.

Por isso, é imprescindível ouvir a opinião de seus consumidores e ficar atento às sugestões ou críticas que eles podem vir a ter com relação ao Shopping e aos seus serviços.

Como ouvir a opinião do consumidor

Existem diversas formas de buscar a opinião dos consumidores que frequentam o Shopping, mas algumas delas podem esbarrar em alguns obstáculos — como a não participação dos clientes.

Nesse caso, você pode estudar a possibilidade de oferecer descontos e promoções para incentivar os voluntários. Confira, agora, algumas ótimas opções para receber o feedback deles:

1. Pesquisa de satisfação

A forma mais comum de se buscar a opinião dos frequentadores do shopping com relação ao ambiente de compras é por meio de uma pesquisa de satisfação, feita por meio de questionários prontos.

No entanto, é interessante deixar algumas questões em aberto para livre preenchimento por parte dos clientes. Com isso, você poderá entender melhor quais são as suas demandas e anseios.

2. Interações online

A popularização das redes sociais e o acesso à internet exigem que as empresas marquem presença no mundo digital. Como muitos clientes estão conectados o tempo todo por meio de seus dispositivos móveis, o Shopping pode realizar campanhas e pesquisas online.

Hoje, as principais redes sociais oferecem ferramentas próprias voltadas para empresas, com as quais você pode criar e gerir esse tipo de campanha de interação com os clientes.

3. Caixa de sugestões

A boa e velha caixa de sugestões ainda é muito utilizada, e é uma ideia simples e prática de implementar sem demandar muitos recursos financeiros. Basta a criação de um formulário pequeno com o nível de satisfação e espaço para uma sugestão de melhoria.

Com esse tipo de iniciativa, o Shopping pode ter uma ideia sobre o que os clientes pensam de seus serviços, mão de obra e qualidade, entre outros pontos de forma espontânea.

A tecnologia como auxílio

Atualmente, o mercado de trabalho disponibiliza uma série de softwares que podem ser utilizados para a coleta e análise de informações acerca dos clientes e suas preferências. Essas ferramentas facilitam o levantamento e entendimento dos dados dos consumidores.

Um software de gestão específico para o segmento de Shopping pode ser um grande aliado na hora de entender melhor as demandas dos consumidores e, além disso, quais iniciativas devem ser tomadas para melhoraria da satisfação.

Viu só? Com as informações que trouxemos neste post, esperamos que você possa ter entendido a importância de ouvir a opinião dos consumidores para melhorar os resultados e aumentar as vendas no seu Shopping.

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