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Você já ouviu falar em transformação digital? Esse processo, pelo qual todas as empresas do mundo estão passando ou ainda vão passar, está colocando o uso de tecnologia e informação no centro de novas decisões de negócio.

Ou seja, a análise de dados vai se tornar uma habilidade cada vez mais impactante no sucesso para o futuro — principalmente em empreendimentos plurais como Shopping Centers.

Quer entender melhor sobre o assunto e descobrir dicas importantes para botar esse tipo de gestão em prática? Então acompanhe o nosso artigo!

A relação fundamental entre análise de dados e gestão de Shopping

Não é difícil ter sucesso na gestão de um Shopping Center: a demanda é sempre alta, o setor cresce constantemente, as crises afetam menos negócios consolidados no ramo e existem diversas maneiras de atrair o público.

Mas pense na natureza diversificada de trabalho gerenciando esse tipo de empreendimento. Existe a relação com os locatários, a operação e manutenção do espaço, as estratégias de marketing e divulgação, controle de estoques, infraestrutura etc.

Nessa engrenagem, a eficiência no controle de cada peça conta muito para a competitividade. Por isso, visão de negócio é fundamental.

E como um gestor ganha essa visão? Os dados necessários para esse acompanhamento estão o tempo todo rodeando a sua rotina. São indicadores de performance, registros financeiros, valores de produtividade, integração entre setores, dentre muitos outros.

Mas ter essas informações não basta. O Shopping de sucesso é aquele que investe na análise de dados — o uso inteligente e estruturado desses ativos em estratégias e planejamentos.

Análise de dados é entender o que aconteceu no passado, comparar com você e concorrentes no presente para só então traçar o caminho para o futuro.

As dicas para fazer análise de dados do jeito certo

Portanto, nós queremos reforçar este pensamento na sua mente de administrador: o sucesso do Shopping não está apenas na coleta de dados, mas no seu uso adequado e integrado. Não existe fórmula para isso, mas algumas dicas universais vão colocar a sua veia gestora na direção certa. Veja!

Defina seus objetivos

O primeiro passo para uma análise de dados bem-feita é dar um propósito a ela. Por que você quer encontrar respostas nesses números? O que espera encontrar? O que vai fazer em relação ao resultado?

Cada tipo de objetivo exige uma abordagem diferente e você não precisa se limitar a um. Vamos dar alguns exemplos:

  • se você pretende melhorar a produtividade da empresa, pode definir indicadores de performance dos vários departamentos e entender onde estão as oportunidades para otimizar e aprimorar;
  • se você quer um tenant mix mais atrativo, precisa de informações estruturadas e significativas do público-alvo;
  • se vai investir na divulgação do Shopping, precisa entender os custos de uma campanha de marketing e definir como vai monitorar o retorno;
  • se quer fundos para renovações e adequações periódicas, deve buscar nos números como criar essa reserva e os melhores momentos para realizar ações, principalmente com a definição de um ciclo equilibrado.

Ou seja, implementar a análise de dados começa com duas perguntas: por quê e como. É a partir daí que você parte para a execução.

Elabore uma metodologia específica

A análise de dados exige algumas definições logo de cara:

  • como você vai coletar e armazenar essas informações;
  • quais são os indicadores de performance, de onde esses números vêm e sob que parâmetros serão comparados;
  • quem é responsável pelo acompanhamento em cada projeto, aspecto ou departamento;
  • quais serão as ferramentas utilizadas para coleta, estruturação e análise (falaremos mais sobre essa parte abaixo).

Estabelecendo regras para essas questões, você cria uma metodologia, um processo bem organizado que vai facilitar todo o trabalho. Isso garante confiabilidade na análise para tomadas de decisão mais acertadas.

Saiba onde encontrar as informações relevantes

Informação ajuda a decidir, mas quantidade nem sempre significa qualidade. Muitas vezes, ter dados demais pode até prejudicar seu julgamento, trazendo confusão e distrações para o processo.

Por isso, sua implantação de análise começa também no levantamento e priorização das informações mais relevantes. Elas serão as mais medidas e acompanhadas de perto, serão as com peso maior na hora de traçar novas estratégias.

Invista na gestão de dados com as ferramentas certas

Se a análise de dados faz parte da transformação digital, investir em tecnologia é um passo inevitável desse processo. Com grande volume e variedade de informações, o gestor precisa contar com ferramentas capazes de integrar, estruturar e automatizar.

Sistemas de gestão são a resposta para isso, principalmente se eles se preocupam com a forma como essa análise é apresentada para que profissionais julguem números e tomem as melhores decisões possíveis baseando-se neles.

O Top.Business e o Business Smart presentes no Ease Controller.net são exemplos desse tipo de funcionalidade. O dashboard do nosso ERP é uma área poderosa ao oferecer flexibilidade na consolidação de dados e fácil acompanhamento de cenários e metas.

A ferramenta é tão completa que seus próprios recursos apontam para o que significa ter uma análise de dados eficiente:

  • apresentação visual de informações para análise clara e interativa;
  • filtragem inteligente de dados para comparação, monitoramento e evolução de indicadores;
  • acompanhamento de tendências e cenários com precisão por meio desses dados evolutivos;
  • otimização do tempo do gestor, ao entregar de forma automatizada a análise de valores;
  • recursos de exportação de tabelas, informações e relatórios para reuniões, alinhamentos entre departamentos e registro de documentos.

Isso tudo é oferecido em um contexto de gestão para Shoppings, com segmentações como evolução de faturamento, posição financeira, inadimplência, fluxo de caixa, gestão de pagamentos e até relatórios de vendas do seu mix.

É esse tipo de inclusão tecnológica que vai permitir que sua empresa alcance um novo patamar de inteligência e eficiência produtiva.

A importância de contar com ajuda especializada nesse processo

E quando citamos o Top.Business e p Business Smart é porque queremos destacar este último ponto: para maximizar sua capacidade de Business Intelligence, é importante que as ferramentas à sua disposição sejam feitas para o ramo em que você atua.

ERPs especializados em Shopping Center trazem consigo toda a expertise na administração de um negócio plural, diversificado e que precisa de integração entre departamentos para atingir o máximo de seu potencial. Unir análise de dados com operação otimizada é o segredo para o sucesso no setor.

Que tal então conhecer esse sistema especializado em Shoppings? Entre agora em contato conosco e conheça o Ease Controller.net!

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