Um Shopping Center apresenta muitos desafios para a gestão porque seu funcionamento exige uma expertise diferenciada para a sua administração e controle fiscal. Contudo, existem ferramentas para Shopping que podem ser muito úteis para gerir esse modelo de negócio.

Neste post, separamos algumas das principais soluções que podem ser utilizadas tanto no varejo físico, quanto para melhorar as rotinas administrativas. Obtenha maior eficiência e otimização das atividades. Não perca!

Soluções digitais para o varejo físico

Existem diversas soluções interessantes que podem ser inseridas no contexto do varejo físico com o intuito de chamar a atenção dos clientes e melhorar os resultados em vendas.

Mesmo que não seja o papel direto do Shopping utilizá-las, é válido apresentar as opções existentes aos lojistas, demonstrando como a tecnologia pode ser uma aliada na hora de vender mais. Entre as principais ferramentas, podemos destacar:

  • Vitrines interativas

Os modelos de vitrine interativa transformam algo que antes era estático em uma nova experiência para o consumidor. Pode-se criar possibilidades de interação com vídeos, imagens e sons.

  • Catálogos virtuais

Os antigos catálogos de revista já tiveram seu lugar na história do varejo. Contudo, com a popularização dos smartphones é possível criar catálogos totalmente virtuais, abrindo um novo canal de comunicação com os consumidores.

  • Totens digitais

Outra ferramenta interessante para lojas e que também pode ser utilizada no conceito do Shopping é o totem digital. Por meio dele, pode-se informar os consumidores, realizar pesquisas de satisfação e entender melhor as necessidades dos clientes.

Soluções digitais para a gestão

O mercado oferece diversas ferramentas para Shopping que auxiliam na administração desse tipo de empreendimento. Dentre as mais completas estão os sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning), geralmente constituídos de diversos módulos que apoiam o gestor em suas diferentes atividades.

  • ERP Ease Controller.net

Um dos grandes diferenciais do Ease Controller.net é que ele é um ERP especializado para este segmento. Além de oferecer diversas ferramentas para Shopping Center, ainda possui infraestrutura em servidores cloud, o que garante melhor desempenho e menor investimento, uma vez que não será preciso montar uma infraestrutura completa de TI para sua implantação. Constituído por módulos integrados que atendem os departamentos do Shopping Center vale ressaltar alguns de seus principais recursos:

Simuladores de processos — capazes de simular renegociações de contratos, dívidas e multas rescisórias;
Dashboards e diversos Relatórios — oferecem grande gama de dados bem organizadas para acompanhamento e controle das Vendas;
Controle de fluxo de público — permite analisar o número de visitantes e veículos por meio de demonstrativos e relatórios detalhados;
Sistema de Fórmulas automáticas — uma série de fórmulas para cálculo das diversas Fichas Financeiras de um Shopping, como CTO, CRD, Ponto de Equilíbrio, entre outros.

  • Sistema para geração automática de arquivos para a Receita Federal

Outro ponto muito importante para qualquer empresa é estar em ordem com as exigências da Receita Federal. Para um Shopping Center, não é diferente. Existem vários documentos exigidos pela fiscalização, como Dimob, Sped Contábil, EFD-Contribuições e EFC.

Por meio do Módulo DL, do sistema Ease Controller.net, é possível captar e validar os dados dos demais departamentos (por meio do próprio Sistema) e gerar de forma automática e muito rápida, os arquivos exigidos para o fisco.

  • EWS — Ease Web Service

Por meio da plataforma web de serviços EWS, criada especialmente pelo Grupo Ease, é possível melhorar a interação do Shopping com os locatários. Isso é feito por meio da facilitação de uma série de processos, como captação online da Declaração de GIS de vendas e público, emissão e acompanhamento de Boletos digitais e sistema intranet para geração de documentações de comunicação e circulares.

Além de agilizar atividades burocráticas que envolvem as relações entre sua administração e as lojas parceiras, ainda economiza muito em papel e impressão de documentos.

  • Gerenciadores de ROI

O controle eficiente dos investimentos realizados é de suma importância para a saúde financeira de um empreendimento. Para melhorar esse controle, você pode utilizar uma solução como o Módulo AC do Ease Controller.net.

O sistema permite gerenciar o ROI por meio de relatórios detalhados de prestação de contas, orçamentos, análise de Pareto e diversos comparativos. O Módulo PO também pode ser uma ferramenta para acompanhar o comparativo Real x Orçados tanto de despesas, quanto de receitas.

Como você pode ver, existem diversas ferramentas para Shopping. Todas elas podem ser utilizadas como apoio tecnológico à gestão, aumentando a eficiência e descomplicando a administração do empreendimento.

Ainda está com sede de informação? Entre em contato com nossa equipe de consultores de negócio e solicite um demonstração! Até mais!

Escreva um comentário