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A tecnologia vem transformando nossa sociedade com velocidade impressionante e é claro que isso reflete em nossos hábitos de consumo.

Isso é um desafio para Shopping Centers? Uma oportunidade? Se você quer saber como ser uma dessas empresas prontas para se destacar em um mercado que mistura cada vez mais físico e digital, este artigo tem tudo o que você precisa sobre estratégias de marketing. Confira!

O Shopping Center em uma nova era

Ainda em 2017, já era esperado que as lojas virtuais ultrapassassem Shopping Centers como concentração de compras para o Natal. É fato que os hábitos de consumo vêm mudando, mas isso quer dizer que esse tipo de empreendimento está fadado a sumir?

Pelo contrário! O setor cresceu 6,5% em 2018 e a previsão é de mais 7% em 2019. Por que esses dois caminhos aparentemente conflitantes estão expandindo em conjunto? Isso tem a ver com empresários e diretores que estão vendo a migração para plataformas tecnológicas não como um inimigo, mas como uma oportunidade.

Essas mesmas ferramentas estão permitindo que Shoppings se adaptem a novas gerações de consumo, que focam muito mais em customização e experiência na hora de decidir suas marcas de preferência.

Ou seja, abraçar o meio digital como extensão do negócio físico é uma grande chance de se destacar nesse momento de transição. É questão apenas de visão estratégica e de futuro para sair na frente.

As 6 estratégias de marketing para considerar em 2019

Considerando a importância de adequar empreendimentos como esse para um novo perfil de público e de comportamento, tendências interessantes estão surgindo ao aliar marketing e investimentos em ações para garantir relevância no futuro.

Preparamos uma lista com 6 estratégias que vêm mostrando mais resultados positivos para empresas que investem nelas. Confira!

1. Eventos dentro do Shopping

O maior desafio dos Shoppings a partir de agora é conseguir atrair e reter o público dentro dos estabelecimentos. Com a concorrência do e-commerce, ter as lojas não é suficiente para tirar uma pessoa de casa.

Por isso tantos empreendimentos focam em eventos, campanhas e programas para oferecer experiências novas a seu público.

Quem sabe essa não é uma ideia interessante? Exposições, oficinas, palestras, shows, vale tudo para atrair. O mais importante aqui é entender o seu público e buscar atrações que conversem bem com ele.

2. Campanhas sazonais

Existem diversos exemplos de campanhas feitas em Shoppings que unem todos os lojistas em oportunidades sazonais. Imagina ter uma ação de descontos coletiva que interesse toda a gama de perfis de consumidor para o seu negócio?

Isso pode ser potencializado em épocas propícias como Black Friday ou até criando o seu próprio calendário fora do mercado estabelecido — que crie expectativa e desejo específicos para a sua marca. Nessa nova era, a diferenciação faz muita diferença!

3. Sorteios em datas comemorativas

Os sorteios são técnicas infalíveis desde sempre para os Shoppings. É só escolher prêmios de grande desejo e atrelar a participação às compras no estabelecimento.

O que muda para 2019 e em diante é a forma como esses sorteios são feitos. Deixar o consumidor em filas gigantescas para validar ou trocar um cupom não é mais tão interessante. Investir em tecnologia para facilitar essa participação pode ser o que destaca o Shopping do concorrente.

4. Presença online como forma de atração

Vamos aproveitar o gancho para falar mais de soluções tecnológicas em estratégias de marketing. Até o momento mencionamos dicas tradicionais que podem ser potencializadas, mas é hora de falar sobre o que só a tecnologia proporciona como oportunidade.

Primeiro, é importante ressaltar que nenhum negócio pode ser puramente físico para o futuro. A presença online do Shopping deve ser tão forte quanto sua preocupação com o espaço físico.

Redes sociais, chatbots, sites, blogs, tudo isso pode ser utilizado para manter o relacionamento com o cliente antes e depois da visita. A internet pode ser um canal para atraí-lo e uma ferramenta de fidelização depois que ele volta para casa.

5. Experiência real e virtual

Até dez anos atrás, havia uma distinção grande entre o mundo real e o virtual — um estava no computador de casa conectado à internet e o outro estava lá fora.

Com a popularização do mobile, esses dois mundos se misturaram. Todo mundo que vai ao seu Shopping está com um celular no bolso e provavelmente tem acesso à internet. Por que não se aproveitar disso?

Uma das grandes apostas de marketing para o varejo são as promoções geolocalizadas. O cliente passa na frente da loja e recebe no telefone uma oferta imperdível baseada em seu perfil de compras.

Ou ele pode utilizar o dispositivo mobile para interagir com produtos e lojas, por meio da câmera e inteligência artificial. Tudo isso é possível com novas tecnologias emergentes. Ir atrás desse tipo de serviço pode criar experiências únicas e incríveis no seu empreendimento.

6. Aposta na união entre venda física e online

Uma tendência cada vez mais comum é a de lojas conceito e para provas — principalmente no mundo da moda. A ideia é ter espaços menores e mais eficientes, com apenas algumas peças de estoque. O cliente experimenta, compra e o produto é enviado diretamente para a sua casa.

Ficar de olho nessa estratégia é interessante para o futuro. Primeiro, por que ela se encaixa bastante no gosto de novas gerações por compras customizadas e sem lidar com dinheiro ou cartão.

Mas também porque menos estoques significam menos operação, menos custos e mais espaço dentro do Shopping. Pode ser uma forma de oferecer um mix maior e com mais sintonia com o público consumidor de potencial — jovens que são formadores de opinião e terão o poder de compra em breve.

A ideia de aplicar tendências inovadoras de marketing em 2019 e para o futuro não é apenas consolidar sua marca hoje, mas ter certeza que ela será lembrada com destaque amanhã.

A importância de uma boa relação com os lojistas

Queríamos terminar o artigo com uma lembrança fundamental: não dá para aplicar nenhuma dessas estratégias de marketing sem participação e contribuição dos lojistas no Shopping Center.

Esse é um esforço para crescimento de todas as marcas e isso deve estar claro quando você for apresentar suas ideias inovadoras. Portanto, comece pesquisando qual dessas tendências mais se encaixa no seu negócio e exponhas para todos os parceiros.

Ouça opiniões deles também, que podem ter um contato mais direto com o público. Essa sintonia entre vocês é muito importante para suas estratégias de marketing.

Então, aproveitando essa constatação, venha ler também este artigo sobre como melhorar a comunicação entre Shopping e lojistas.

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