A transição de todo o mercado pela transformação digital (inclusão de tecnologia no planejamento e estratégias de negócio) criou uma nova necessidade para empreendimentos de médio e grande porte: a capacidade de se adaptarem rapidamente a novas demandas do público.

Se você administra um Shopping Center, por exemplo, essa nova realidade exige um gerenciamento de mudanças na sua empresa cada vez mais inteligente e eficiente. Mas o que isso significa? Como realizar mudanças de gestão constantes para se manter relevante no mercado? Juntos, encontraremos respostas para todas essas perguntas!

O que significa gerenciar mudanças na gestão de forma eficiente

Primeiro, definiremos o que é um gerenciamento de mudanças na gestão de uma empresa. O conceito em si, falando de forma objetiva, tem a ver com a capacidade de um gestor em garantir que iniciativas de transição em processos gerenciais e operacionais sejam executadas sem impactos negativos no negócio.

A mudança nos hábitos de consumo e no relacionamento entre clientes e marcas, nos últimos anos, foi responsável por uma necessidade de adaptação cada vez mais rápida de empresas para surpreenderem seu público e não se tornarem irrelevantes em um mercado mais volátil.

Isso é especialmente notável quando olhamos para Shopping Centers, modelo de negócio que mistura experiências diferenciadas em várias áreas (varejo, alimentação, cultura, entretenimento) e precisam de organização para conseguirem gerir inovação em todas as frentes.

Ou seja, esse processo deve ser constante e inteligente, partindo da iniciativa do gestor e contando com tecnologia aplicada e a participação de todos os envolvidos.

Os passos essenciais para ter sucesso nessa gestão

Mas como isso é feito na prática? Se o gerenciamento de mudanças na sua empresa é um processo que não termina, é preciso criar um fluxo de inovação, um padrão que possa ser aplicado a cada novo projeto ou estratégia de negócio — por menor que seja. Veja nosso checklist para o sucesso:

Tenha um objetivo claro de mudança

Uma mudança de qualquer natureza é um caminho de transformação e não dá para sair andando a esmo sem definir qual o seu ponto de chegada.

Um gestor precisa ser sempre objetivo: o que deve ser feito, como deve ser feito e por que deve ser feito. Ter essas respostas claras na sua mente ajudará a criar todo o mapa desse processo.

Defina áreas e processos que serão impactados

Muitas mudanças acabam piorando a situação quando o gestor não previu o impacto que elas teriam em todos os aspectos do seu negócio.

Em Shopping Centers, com tantos departamentos que se interconectam e colaboram entre si para o sucesso de todos, é preciso ter certeza de como uma alteração afetará toda a cadeia produtiva do início ao fim, mesmo antes de começar. Isso não se limita aos funcionários: os stakeholders nesse processo podem ser lojistas, fornecedores, terceirizados e até os clientes.

Analise os riscos dessa mudança

Outra etapa de um plano de mudança está na análise de riscos. Existe a chance da ideia que será posta em prática, causar mais efeitos negativos do que positivos na sua gestão? O que pode dar errado?

O segredo aqui, geralmente, é analisar a relação entre risco e retorno: quanto menor o risco e quanto maior o retorno, mais importante é aquele projeto para o crescimento da empresa.

Defina os indicadores para o sucesso da nova estratégia

Como você define o retorno de um investimento novo ou uma estratégia de mudança? Identificando os indicadores de performance que permitirão a comparação e análise dos resultados.

Trabalhar com KPIs (indicadores chaves de desenvolvimento) é fundamental para qualquer gestor, antes, durante e depois de uma mudança.

Crie um plano de comunicação sobre essas mudanças

Plano definido, stakeholders identificados, riscos avaliados, é hora de começar um projeto de mudança de fato. Mas você não fará tudo isso sozinho.

A comunicação é muito importante para que todos os colaboradores entendam o que está sendo feito, como está sendo feito e qual é o papel de cada um nesse processo.

Esse passo envolverá discussões entre vários departamentos, convite para sugestões, treinamentos (principalmente com novas tecnologias) endomarketing, seminários, tudo o que servir para unir e integrar todas as pessoas envolvidas. Além de facilitar a mudança, é o caminho para construir uma cultura de inovação na sua empresa.

Mantenha um canal aberto mesmo depois do processo concluído

Nós quisemos conversar sobre esse assunto com você porque é realmente uma questão urgente para o futuro: uma empresa estagnada pode não ter mais fôlego para sobreviver.

Por isso, nenhuma dessas mudanças deve ser encarada como um processo de início, meio e fim. A verdadeira gestão de inovação se mantém sempre aberta a ideias disruptivas, insights, sugestões que podem ser combinadas em novos projetos.

Administrar um negócio hoje tem pouco a ver com os modelos tradicionais que existiam até algumas décadas atrás: é uma função que exige constante interação e continuidade. O gestor que consegue atingir esse ponto com a sua empresa está anos à frente da sua concorrência.

A importância da tecnologia nesse processo

Nosso checklist foca bastante na questão gerencial de processos de mudança, mas é importante citar também o papel da tecnologia para uma empresa realmente inovadora e dinâmica.

Um exemplo disso são os sistemas de gestão empresariais, ou ERPs, capazes de integrar e padronizar a sua gestão em um ambiente virtual único. Eles são tão populares em Shopping Centers exatamente por darem ao administrador essa visão geral necessária para o gerenciamento de mudanças na sua empresa.

Com um sistema desse tipo, é possível ter uma visão completa de processos e departamentos e como eles se influenciam, ter uma avaliação precisa da posição do negócio e dos objetivos de mudança que devem ser perseguidos, além de uma oportunidade para dar a todos os colaboradores a possibilidade de participarem efetivamente de estratégias inovadoras.

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