7 motivos para investir na Gestão de Carteiras do Shopping Center

16/6/2020

16/6/2020

Escrito por Grupo Ease

O administrador de um Shopping Center pode ser comparado ao maestro e cada lojista, integrante da orquestra. Se o desempenho do músico não for bom, se o instrumento estiver desafinado, se a música for tocada fora do tempo, o resultado será desastroso. É o maestro que percebe quando as coisas não vão bem e define os ajustes. O mesmo acontece no Shopping Center. É quem administra que precisa estar atento à performance individual de cada lojista, o que chamamos de Gestão de Carteiras do Shopping Center. Esse olhar minucioso permite identificar detalhes na operação diária do lojista e, em caráter preventivo, orientá-lo para que faça um ajuste de rota.A gestão de carteira de lojas é indispensável para a saúde financeira do empreendimento. Isso é muito fácil de entender. Num Shopping Center o aluguel é uma das principais fontes de receita para a manutenção do empreendimento. Também entram nessa conta as arrecadações obtidas com o condomínio e o fundo de promoção.

Como um ERP auxilia na Gestão de Carteiras

Cuidar da administração de um Shopping Center envolve uma série de prazos, datas e valores que tomam tempo e geram grande demanda para a administradora. No entanto, com o uso de boas práticas e um sistema estruturado, como um ERP específico para Shopping Center, o trabalho se torna simplificado e mais ágil.Isso porque, sistemas de gestão possibilitam uma análise completa da operação do varejista , através de relatórios gerenciais de Desempenho do Lojista, Renegociação do Contrato com análise precisa das movimentações do lojista e entre outros. O administrador não gasta tempo condensando dados, porque esse trabalho o sistema já fez. Ele investe seu tempo na análise dos relatórios e na definição de estratégias para viabilizar o crescimento sustentável do Shopping. Para entender as melhores formas de gerenciar a carteira de lojas do Shopping Center, acompanhe este artigo até o final! Separamos dicas e bons motivos para cuidar bem dessa área!

O que observar na hora de fazer a gestão de carteira do Shopping?

A gestão de carteira bem feita pressupõe coleta e organização dos dados referentes aos lojistas. Dessa forma, é possível acompanhar o cumprimento das obrigações por parte do lojista e permite que o administrador tome as providências necessárias. Informações como prazos contratuais, datas de reajustes, quitação dos rateios, taxas e contribuições para o fundo de promoção devem ser acompanhadas. Além disso, o administrador também precisa observar outros fatores como:

  • - queda nas vendas declaras;
  • - falta de produtos em estoque;
  • - vitrine das lojas com produtos não atrativos:
  • - inadimplência com 30(dias) ou mais;
  • - identificação visual da loja com visita periódica.

Acompanhar os indicadores da gestão de carteira de lojas é muito mais simples quando a administradora cria um procedimento (administração) sistemático para lidar com todas as informações. Esse acompanhamento deve ser constante, preferencialmente diário, a fim de evitar que um atraso nos pagamentos passe despercebido e se torne um problema sem solução, prejudicando a vida financeira do empreendimento.

As principais práticas que auxiliam na gestão de carteira do Shopping

  • padronizar informações, permitindo a emissão de relatórios de fácil compreensão;
  • adotar um sistema de gestão para Shopping Center que apoie o departamento administrativo, utilizando automação para agilizar processos;
  • criar um fluxo de trabalho vinculado aos prazos e cronogramas relacionados aos lojistas e que fazem parte da gestão de carteira de lojas.

Agora que já ficou demonstrado o que é a gestão de carteira de lojas e quais os principais indicadores dessa atividade, resta saber qual é a importância dela, visando sempre o crescimento sustentável do Shopping Center. Veja, a seguir, os 7 motivos para investir na gestão de carteiras do Shopping Center.

1. Contribui para a saúde financeira do Shopping Center

Quando a gestão de carteira de lojas está bem organizada, o Shopping Center assegura seus recebimentos, bem como garante que as providências de cobrança sejam tomadas rapidamente em caso de atrasos. Quanto antes o lojista for procurado pelo Shopping, maiores as chances de regularização de pendências, assegurando o fluxo de caixa do empreendimento.

2. Desenvolve um plano de cobrança

Se todos os vencimentos estão agendados, é possível criar um cronograma para as cobranças. Assim, a administradora age desde o primeiro dia de atraso, adotando diversas estratégias para a tentativa de negociação de valores, visando assegurar a regularidade nos recebimentos. Quanto mais se espera, maiores as chances de não receber!

3. Identifica gargalos na gestão de carteiras

Outro ponto interessante de uma boa gestão de carteira é o fato de que os relatórios gerenciais serão elucidativos. Com eles, o gestor identificará gargalos, áreas problemáticas e recorrências.Se um mesmo problema acontece muitas vezes, provavelmente há algum tipo de processo que precisa ser repensado. Assim, gerir a carteira também é uma forma de fornecer subsídios para melhores decisões administrativas.

4. Melhora a qualidade da gestão

Quanto mais a gestão funciona de forma eficiente, mais resultados reais podem ser vistos. Uma boa gestão de Shopping Center assegura a competitividade do empreendimento, trazendo crescimento, sustentabilidade financeira e criando espaço para aproveitar novas tendências do mercado.Um bom gestor utiliza a prática cotidiana para desenvolver o negócio baseado em dados reais, aliando seus conhecimentos com os fatos, sem utilizar estratégias de pura tentativa e erro. Por isso, quem entende a importância da gestão de carteira de lojas está um passo a frente na administração do Shopping Center!

5. Aumenta o volume de vendas

Quando o Shopping Center conta com uma boa gestão de carteira de lojas, assegura que terá os recursos necessários para atrair clientes, desenvolver boas promoções e investir em inovação. Uma boa saúde financeira é um elemento crucial para que o Shopping consiga aumentar o volume de vendas e a administração tem um papel protagonista no desenvolvimento do negócio.

6. Otimiza processos gerenciais

Quando existe uma forma clara e racional de trabalho, o gestor consegue identificar o que está funcionando e deve ser mantido. Além disso, consegue também filtrar quais são as iniciativas que precisam de mudanças, quais procedimentos perderam a razão de ser e também o que pode ser eliminado.O administrador funciona como um planejador, usando os dados obtidos durante a execução das tarefas para otimizar processos gerenciais. Dessa forma, a meta é sempre fazer melhor, mas visando usar a menor quantidade de esforço e recursos possíveis.

7. Aumenta as chances de lucratividade do Shopping Center

Se tudo está organizado, fluindo com agilidade e com recursos bem alocados, a consequência disso é um ambiente administrativo mais propício a lucratividade do negócio. Uma boa gestão da carteira de lojas é extremamente eficaz para aumentar as chances de lucratividade do Shopping.A gestão de carteira de lojas em um Shopping Center é o trabalho fundamental para assegurar a sustentabilidade do empreendimento. Quanto mais ágil e organizada for a administração, maiores são as chances de identificar os problemas e resolvê-los antes que eles causem um grande impacto na operação. Assim, boas práticas ajudam a garantir mais rentabilidade e segurança no planejamento estratégico do Shopping Center.Quer saber ainda mais? Segue a gente nas redes sociais e conheça mais de perto as soluções que o Grupo Ease tem para o seu negócio.

Se inscreva

Obrigado por se inscrever, logo você receberá as melhores notícias.
Oops! Algo deu errado, tente novamente!

Materiais recomendados

Confira alguns materiais de leitura recomendados abaixo:

Te ajudamos a alcançar seus resultados

Fale com um de nossos consultores para que eles te ajudem nas suas dúvidas.

GRUPO EASE - 2022 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS