Será que devo migrar para um ERP? Essa é uma pergunta que todo gestor, que ainda usa planilhas, acaba se fazendo em algum momento.

Se você ainda realiza a gestão da empresa com o uso de planilhas e começa a perceber divergências entre os números, muita perda de tempo na atualização dos dados ou na localização das informações, é muito provável que esteja perdendo dinheiro em processos que poderiam ser mais ágeis.

Pensando nisso, talvez, já tenha passado da hora de migrar para um ERP! Existem várias razões para que a sua equipe abandone essa abordagem de vez! Neste post, vamos apresentar 5 motivos que mostram por que é essencial migrar para um ERP e como o Grupo Ease pode ajudar nessa tarefa. Confira!

1. Crescimento da empresa

A utilização de planilhas no início das operações de uma empresa é bastante comum. Contudo, o objetivo é se desenvolver, certo? Nesse sentido, com o passar do tempo, a organização de diversas planilhas fica cada vez mais complexa e arriscada. A manipulação dos arquivos e a falta de integração comprometem a integridade das informações, prejudicando consideravelmente tanto o operacional quanto a gestão.

É preciso, então, migrar para uma solução mais moderna e que garanta a confiabilidade dos dados a serem utilizados por você na hora de tomar decisões estratégicas. Desse modo, é possível evitar problemas e/ou prejuízos por ter utilizado uma planilha desatualizada.

2. Necessidade de compartilhar informação

Atualizar planilhas em equipe é um problema, pois, quando várias pessoas são responsáveis pelos arquivos, fica impossível saber quem alterou as informações — e, assim, o trabalho pode virar uma bagunça. Mas como permitir que todos os profissionais possam visualizar os dados e manter as informações uniformes e corretas?

A resposta é simples: com o uso de um ERP! Os sistemas de gestão permitem configurar as permissões de visualização, manutenção e a definição sobre inserção e edição de dados, além de possuir sistema de Log de ações, garantindo que seja possível identificar quem realizou qualquer alteração.

3. Mais segurança para operações

Nesse sentido, os sistemas ERP — em especial o sistema desenvolvido pelo Grupo Ease —podem realizar backups contínuos de modo automático, assegurando que todas as informações estejam seguras para uso posterior, caso algum evento venha a prejudicar a cópia atual.

Já no caso das planilhas é possível colocar uma senha no arquivo, prevenindo o roubo de dados, contudo, não evita que eles sejam perdidos caso haja algum problema de hardware ou corrompimento do arquivo.

4. Demanda de organização dos dados

Conforme o tempo vai passando, sua empresa vai acumular uma grande gama de arquivos e planilhas até que a situação se torne insustentável.

Por outro lado, a inserção dos dados em um ERP é automatizada. Todas as informações são armazenadas em bancos de dados específicos e podem ser recuperadas de maneira muito simples, com apenas alguns cliques! Além disso, a estrutura modular de um ERP permite criar fluxos de trabalho para cada departamento, tornando a organização das informações estratégica e  inteligência.

5. Busca pela consistência

Quantas vezes você encontrou furos e erros nos números inseridos em suas planilhas de registro? Bom, acreditamos que várias vezes! Isso acontece porque o controle para inserção de informação nesses documentos é totalmente manual e depende totalmente da atenção de quem está manipulando o arquivo.

Os softwares ERP trabalham por meio de validações e etapas de homologação, o que não permitem a inserção de números ou informações que não sejam coerentes co a regras pré configuradas do negócio, diminuindo, assim, o retrabalho e potencializando o tempo de sua equipe.

Como o Grupo Ease pode ajudar com a migração para um ERP?

Com todas as automatizações que um ERP proporciona, os resultados são mais precisos e consequentemente possibilitam ao gestor decisões mais seguras e objetivas, além de controle total da empresa, ocasionando um fluxo atualizado em tempo real, sem surpresas.

O Grupo Ease pode ajudar você a melhorar seus resultados por meio de um sistema completo para gestão de Shopping Centers. Com o ERP Ease Controller.net, você contará com infraestrutura própria, recursos e suporte voltados diretamente ao administrador que lida especificamente com tarefas e processos comuns a esses empreendimentos.

Chegamos ao final deste artigo e esperamos que os 5 motivos listados aqui possam demonstrar vantagens suficientes para convencer você a migrar para um ERP e se livrar de todos os problemas que podem surgir com o uso de planilhas, certo?

E aí, este post foi útil para você? Que tal saber quais recursos mais você pode ter com o uso de um sistema ERP para Shoppings? Entre em contato com o Grupo Ease e solicite uma demonstração.

Escreva um comentário