O perfil esperado de um gestor de sucesso passa por constantes modificações. Enquanto o mercado torna-se cada vez mais competitivo, cresce também a necessidade de implementar diferenciais e ser capaz de comandar uma equipe que valoriza não apenas o sucesso, mas também a satisfação do cliente.

Então, o que buscar em um gestor de sucesso? Esteja você almejando ocupar esse cargo ou contratar tal profissional, é fundamental manter-se atualizado quanto às características exigidas. Assim, você fica por dentro do que o mercado requer e se prepara para alcançar — e superar — esses requisitos.

Quer conhecer as habilidades que não podem faltar em um gestor de sucesso? É o que veremos a seguir!

1. Ter poder de negociação e comunicação

A comunicação é uma das mais importantes habilidades do gestor. Afinal, ele tem contato regular não só com a equipe, mas com clientes, parceiros, investidores etc. — com os quais é preciso construir relacionamentos saudáveis e motivadores.

É preciso saber se expressar bem para negociar e tomar decisões em prol do que for melhor para o Shopping e sua gestão em curto, médio e longo prazo. Nesse sentido, uma das habilidades comunicativas mais importantes é a de ouvir, que permite ao gestor aceitar feedbacks para atuar de forma decidida e eficiente diante de obstáculos ou imprevistos. Existem muitos cursos de negociação, escuta ativa e comunicação voltados para gestores que podem qualificar o profissional nessas habilidades.

2. Ter empatia

Além de colocar-se no lugar do outro, ser empático significa ser capaz de criar uma conexão sincera com os demais. Para essa habilidade, o gestor pode aplicar técnicas como, por exemplo, o Rapport, uma técnica muito eficaz a fim de alcançar empatia e criar confiança. Ao manter-se atento ao que o colaborador fala e aos sinais não-verbais que emite, o gestor sintoniza-se a esse comportamento e, assim, estreita seus laços.

Por meio da empatia, o gestor de sucesso constrói um ambiente de trabalho mais confortável para todos, e aberto para troca de ideias e para propostas de melhorias.

3. Saber trabalhar em equipe

Se antigamente tínhamos aquela imagem do chefe que está acima — consequentemente, distante — da equipe, o líder/gestor atual coloca-se ao lado do seu time para o que der e vier, compartilhando de suas vitórias e erros.

Essa habilidade também implica na capacidade de delegar tarefas e compartilhar com os colaboradores os objetivos de cada estratégia. Para isso, feedbacks positivos são imprescindíveis, além da capacitação e treinamentos internos à equipe, para que ela cresça e atribua qualidade à empresa.

4. Ter autenticidade

O gestor deve compartilhar suas aspirações, ideais e propósitos de vida com a equipe. Isso cria uma conexão verdadeira com os colaboradores, que podem se inspirar nele e entender quem ele realmente é.

Aliás, ser autêntico inclui saber assumir suas falhas. Então, abra espaço para aprender com seus erros e cresça ao lado do seu time!

5. Possuir habilidades técnicas

Um gestor de sucesso também precisa estar sempre capacitado tecnicamente, em termos de gestão, tecnologias e métodos, para manter-se à frente da concorrência.

Conhecimento e aplicação de metodologias

  • PMBOK– PMI: conceituada padronização para gerenciar projetos seguindo o Modelo Tradicional Cascata. Utilize-a para identificar e nomear processos, regras e métodos;
  • Prince2: modelo adaptável a qualquer tipo ou tamanho de projeto para gerenciamento, controle e organização;
  • Scrum: método muito reconhecido pelo mercado que prevê o gerenciamento de projetos por meio da transparência, inspeção e adaptação;
  • Design Thinking: abordagem que utiliza criatividade, empatia e participação para achar soluções.

Uso de ferramentas de apoio

A tecnologia proporciona excelentes ferramentas para auxiliar e otimizar a gestão. Para começar, um Sistema ERP, como o Ease Controller.net, oferece um ambiente completo e personalizável ao cotidiano do gestor e todas as suas demandas. Para aplicação das metodologias de trabalho, ferramentas como, Trello e Asana, trazem mais dinamismo, mobilidade e produtividade ao trabalho em equipe.

Atualização constante

Finalmente, um gestor de sucesso segue sempre as exigências de cada momento do mercado. Isso, inclusive, é fundamental para que a empresa antecipe tendências e fique à frente da concorrência.

O mundo da administração de empresas gira muito rápido, então, invista em cursos de especialização, palestras e outros eventos. Aproveite as facilidades proporcionadas pela internet, para manter-se sempre atualizado.

Bom, como podemos ver, um gestor de sucesso faz toda a diferença na equipe — e agora você já sabe o que exigir desse profissional ou o que trabalhar para tornar-se um!

Então, gostou do artigo? Já que falamos em sistemas de gestão, aproveite para descobrir também se o seu precisa de mudanças!

Escreva um comentário